Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
o-mercado-das-compras-de-inovacao-em-portugal

O Mercado das Compras de Inovação em Portugal


O Mercado das Compras de Inovação em Portugal
directionsLocalização: Online
todayEvento a realizar: 12/04/2022
timerHorário: 11:00-12:00
alarmData de Publicação: 22 março, 2022

Apresentação do estudo pioneiro realizado por uma equipa de investigadores do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia para a ANI – Agência Nacional de Inovação, com o objetivo de conhecer o mercado da contratação pública de inovação em Portugal e o potencial de Compras Públicas de Inovação (CPI) na economia portuguesa. O estudo estima que o valor atual das CPI em Portugal se situe entre os 637 milhões e os 1,3 mil milhões de euros, abaixo de economias com o mesmo nível de desenvolvimento, mas tem potencial para crescer para valores entre os 1,9 e 3,8 mil milhões de euros ao ano, como os registados em países substancialmente mais ricos, como Reino Unido, França e Países Baixos.

Destinatários: Técnicos de contratação pública, técnicos da administração pública e decisores públicos.

Apresentação

Mercado da Contratação Pública de Inovação em Portugal
Paula Trindade, LNEG e Cristina Sousa, DINÂMIA’CET-Iscte

Vídeo disponível em: https://youtu.be/MXMFtRbc0zY

Oradoras

Paula Trindade – LNEG

Cristina Sousa – DINÂMIA’CET-Iscte – Instituto Universitário de Lisboa

Notas biográficas

Paula Trindade é investigadora no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P, onde é responsável por atividades de investigação e consultoria em organizações (empresas, organizações públicas e do terceiro sector) na área da Sustentabilidade desde 1991, em particular na área da Contratação pública e institucional na vertente da Sustentabilidade – Compras Ecológicas, Compras Sociais, Compras de Baixo Carbono, Compras para a Inovação, Compras para a Economia Circular.  Neste âmbito desenvolve e implementa projetos Europeus e Nacionais desde 2001 – GreenMed, PRO-EE, SMART-SPP, Building SPP, GPP 2020, Ecopol, GREENIN, Compras Circulares Fundo Ambiental.
É doutorada em Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (2018).
Tem experiência profissional em organizações Europeias – EIT Climate-KIC Transitions Hub, Bruxelas (2018).  Coach em Inovação ao nível dos Sistemas – “System Innovation” –  programa “Pioneers into Practice” do EIT Climate Kick, orientado para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para acelerar a transição para uma Economia de Carbono Zero, utilizando uma perspetiva sistémica (2019). Desde 2003 formou mais de 250 técnicos em Compras Ecológicas, Compras Sustentáveis, Compras de Baixo Carbono e Compras Circulares.
Nas atividades que desenvolve combina a formação, a implementação prática em organizações nacionais e o desenvolvimento de conhecimento, que divulga a nível nacional e internacional.

Cristina Sousa é doutorada em Economia, Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia e licenciada em Economia pelo ISEG/UL. É Professora Auxiliar no ISCTE (Departamento de Economia Política), onde exerce funções de Diretora do Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade. É igualmente investigadora do Dinâmia’CET-Iscte, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, onde integra o grupo de Inovação, Conhecimento e Trabalho. Anteriormente foi Diretora da Unidade de Investigação REMIT (Research on Economics, Management and Information Tecnologies), lecionou em várias universidades portuguesas (UPT, FCT/UNL, ISG, UAL, ISLA-Lisboa) e ocupou cargos de visitante em vários países (Rússia, República Checa, Estónia). A sua investigação tem versado sobre os seguintes temas: processos de inovação e seus efeitos socioeconómicos; criação e circulação de conhecimento, nomeadamente a dinâmica das redes de conhecimento e de inovação; empreendedorismo e transição para sistemas sustentáveis. Colaborou e coordenou vários projetos de investigação nacionais e europeus.