Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
palestra-mercados-de-energia-eletrica-com-niveis-muito-elevados-de-geracao-renovavel-e-o-seu-estudo-computacional-atraves-da-tecnologia-de-agentes-inteligentes

Palestra "Mercados de Energia Elétrica com Níveis (muito) Elevados de Geração Renovável e o seu Estudo Computacional através da Tecnologia de Agentes Inteligentes"


Palestra “Mercados de Energia Elétrica com Níveis (muito) Elevados de Geração Renovável e o seu Estudo Computacional através da Tecnologia de Agentes Inteligentes”
directionsLocalização: Online
todayEvento a realizar: 22/06/2021
timerHorário: 11:00-12:00

A palestra abordou o desenho tradicional dos mercados de energia elétrica, os principais desafios colocados a esses mercados pelos níveis crescentes de energia de fonte renovável, e algumas das principais alterações ao desenho tradicional dos mercados, por forma a mitigar os efeitos da geração renovável, bem como facilitar a integração dos diferentes tipos de recursos energéticos distribuídos  (de forma individual, como no caso de micro-redes, ou através da sua agregação conjunta, como por exemplo os carros elétricos). Foi apresentado um simulador de mercados de energia, denominado MATREM (de “Multi-Agent TRading in Electricity Markets”), baseado na tecnologia de agentes inteligentes e sistemas multiagente. Foram apresentados vários casos de estudo sobre o impacto da geração renovável no mercado, realizados no âmbito de projetos recentes e em curso. Os resultados dos casos de estudo, obtidos com recursos ao sistema MATREM, foram discutidos no âmbito de cenários atuais e futuros. Por último, o colega Hugo Algarvio apresentou um pequeno filme sobre o sistema MATREM.

Destinatários: Investigadores, Engenheiros, Técnicos, Universidades, Institutos Politécnicos, e de forma geral, Instituições ligadas ao setor elétrico.

Oradores

Fernando Lopes com a colaboração de Hugo Algarvio

Notas biográficas

Fernando Lopes nasceu em Abrantes, em 1963. Efetuou o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no IST, o Doutoramento em Engenharia Informática no IST, e o Pós-Doutoramento na Universidade de Liverpool, UK, onde realizou trabalho de investigação em conjunto com o Prof. Michael Wooldridge. Em Outubro de 2020, obteve o grau de Agregado pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente exerce funções como Investigador na Unidade de Energias Renováveis e Eficiência Energética (UEREE) do LNEG. Os seus interesses de investigação centram-se na aplicação da tecnologia dos “agentes inteligentes” ao domínio da energia, com principal incidência para os mercados de energia elétrica. O trabalho de I&D é de natureza multidisciplinar e envolve métodos e técnicas de Inteligência Artificial, Teoria dos Jogos, Teoria da Decisão e, de uma forma geral, Mercados de Energia. É editor da revista “International Journal of Artificial Intelligence”, desde 2008. É também autor de mais de 75 artigos publicados em revistas da especialidade e atas de conferências. Ao longo da sua vida profissional lecionou em várias Universidades Portuguesas, incluindo a Universidade NOVA de Lisboa, tendo orientado diversos alunos de Mestrado e Doutoramento. É membro da Ordem dos Engenheiros e da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial. Em 2018, publicou o livro “Electricity Markets with Increasing Levels of Renewable Generation: Structure, Operation, Agent-based Simulation, and Emerging Designs”, cuja edição, impressa e on-line, esteve a cargo da Springer. É o principal responsável pelo desenvolvimento do sistema multiagente MATREM (de “Multi-Agent TRading in Electricity Markets”), que permite simular a operação dos mercados de energia liberalizados.

Hugo Algarvio nasceu em Lisboa em 1988. Efetuou o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e o Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia no Técnico, este último no âmbito do programa MIT Portugal. Atualmente exerce funções como Investigador contratado na Unidade de Energias Renováveis e Eficiência Energética (UEREE) do LNEG. É autor de vários artigos publicados em revistas da especialidade e atas de conferências em áreas aferentes aos sistemas e mercados de energia e seus agentes, e é também revisor de diversas revistas e membro do comité de conferências da especialidade.