Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
palestra-modelos-de-negocio-para-a-economia-circular

Palestra "Modelos de negócio para a economia circular"


Palestra “Modelos de negócio para a economia circular”
directionsLocalização: Online
todayEvento a realizar: 10/03/2021
timerHorário: 15:00-16:00

Numa economia circular são necessários novos modelos de negócio, que permitam a captura e retenção de valor (económico, ambiental e social) ao longo do ciclo de vida dos produtos. Isto implica repensar a produção e o design de produtos, promover novas formas de utilização (não necessariamente baseadas na posse, mas antes na função) e capturar valor na fase pós utilização. A palestra inclui diferentes estratégias de negócio circulares, como organizar um modelo de negócio circular, estruturado segundo o Canvas Modelo de Negócio, e a apresentação da ferramenta CE Strategist, desenvolvida no âmbito do projeto KATCH_e (www.katche.eu), coordenado pelo LNEG.

Apresentação disponível aqui.

Oradores

Cristina Sousa Rocha e Jorge Alexandre

Notas biográficas

Cristina Sousa Rocha é Investigadora Auxiliar no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Unidade de Economia de Recursos, onde coordena a área de investigação em economia circular e gestão do ciclo de vida para a sustentabilidade. Lidera projetos nacionais e internacionais nas áreas do ecodesign, design para a sustentabilidade, gestão do ciclo de vida de produtos e serviços e economia circular. Foi coordenadora do projeto internacional KATCH_e (2017-2019), uma aliança de conhecimento para o design de produtos e serviços e novos modelos de negócio para a economia circular (www.katche.eu). Neste âmbito esteve envolvida no desenvolvimento de ferramentas de design circular e modelos de negócio circulares, bem como na criação de um curso de economia circular para o ensino superior, modular e que já foi integrado nos currículos universitários de diversas universidades europeias. A sua formação e experiência combinam os domínios da sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social orientadas para a gestão do design de produtos e de sistemas produto serviço, com uma perspetiva de ciclo de vida.
É licenciada em Engenharia do Ambiente e mestre em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa. Em 2002 defendeu provas públicas equivalentes ao grau de Doutor, apresentando uma dissertação sobre sistemas de gestão ambiental e sustentabilidade ao nível das organizações, na Área Científica de Ecologia Industrial e Desenvolvimento Sustentável.

Jorge Alexandre é Investigador Auxiliar na Unidade de Economia de Recursos do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. Licenciado em Design de Equipamento pela Escola de Belas Artes de Lisboa e mestre em Gestão e Qualidade de Materiais pela Faculdade de Ciências e Tecnologia-Universidade Nova de Lisboa. Detém provas públicas equivalentes ao grau de Doutor no LNEG em Desempenho Industrial Baseado no Conceito de Valor na Área Científica de Ecologia Industrial e Desenvolvimento Sustentável.
Desde 1990 tem participado em projetos nacionais e internacionais no âmbito do da aplicação da Análise do Valor, Análise Funcional, Caderno de Encargos Funcional, Design Industrial, Ecodesign, Avaliação do Ciclo de Vida e da Economia Circular.
Tem focalizado a sua investigação no estudo do potencial de interligação entre a Gestão pelo Valor, Design, Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular no desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores. Pertenceu à Comissão Técnica de Normalização CT 149 de Gestão do Valor da Associação Portuguesa para a Análise do Valor. Formador em workshops e seminários nacionais e orador em conferências nacionais e internacionais, bem como é autor e coautor em artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Inscrições

As inscrições são gratuitas, mediante registo prévio.