Foram apresentados os principais resultados do projeto LIFESOLAR (POCI-01-0145-FEDER-016709) tendo sido tomado em consideração os seguintes objetivos:
- Estabelecimento da correlação dos mecanismos de degradação dos componentes-chave dos coletores solares térmicos (CST), em exposição natural com os ensaios de envelhecimento acelerado; – Desenvolvimento e validação de metodologias de ensaio para a qualificação dos componentes;
- Comportamento térmico de coletores solares: i) evolução de comportamento térmicos após diferentes períodos de exposição em ambientes com distintas corrosividades; ii) Critério de performance para a qualificação de absorsores; iii) ferramenta de previsão de parâmetros de comportamento térmico de coletores.
- Transferência de conhecimento e aumento da oferta de serviços laboratoriais para as empresas para estimular um mercado de energia solar térmica mais confiável.
Destinatários: Investigadores, técnicos, empresas, interessados no tema da durabilidade dos materiais aplicados em sistemas de energia solar térmica.
Oradoras
Teresa Diamantino e Maria João Carvalho
Notas biográficas
Teresa Cunha Diamantino é Investigadora e Coordenadora do Laboratório de Materiais e Revestimentos (LMR) do LNEG desde 2006. É Coordenadora da Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais (DTCPM) da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM). O principal domínio de I&DT dos últimos 20 anos tem sido em corrosão e proteção anticorrosiva de materiais para vários sectores de atividade, sendo mais recentemente direcionado para a energia solar.
Maria João Carvalho é Investigadora Principal do LNEG. Desenvolve trabalho no domínio da Energia Solar Térmica desde os anos 80. Tem participado em vários projetos europeus nesta área com especial enfase nos aspetos relacionados com o Ensaio e Certificação de Coletores e Sistemas Solares.
Inscrições
As inscrições são gratuitas, mediante registo prévio.