Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
palestra-uso-de-materiais-para-a-descarbonizacao-do-sistema-energetico-portugues

Palestra "Uso de materiais para a descarbonização do sistema energético português"


Palestra “Uso de materiais para a descarbonização do sistema energético português”
directionsLocalização: Online
todayEvento a realizar: 11/05/2021
timerHorário: 15:00-16:00

Para a descarbonização dos sistemas energéticos é necessário investir massivamente em tecnologias de baixo carbono como turbinas eólicas, painéis fotovoltaicos e veículos elétricos, entre outros. Todas estas tecnologias têm necessidades em materiais como o lítio ou terras raras que em muitos casos são comercializados por um pequeno grupo de países. Quais as quantidades de materiais necessários para a implementação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica? Até que ponto o comércio mundial destes materiais poderá condicionar a sua utilização para a descarbonização?

Oradoras

Sofia Simões (LNEG) e Patrícia Fortes (NOVA-FCT)

Notas biográficas

Sofia Simões é investigadora na Unidade de Economia de Recursos no LNEG dedicada à investigação de futuros de baixo carbono, com ênfase para novas tecnologias e sistemas energéticos, utilização de recursos para a descarbonização, novos modelos de política e economia do carbono, bem como à vulnerabilidade e adaptação dos sistemas energéticos a cenários futuros de alterações climáticas. Nos últimos 15 anos, tem desenvolvido a componente quantitativa (modelação de sistemas energéticos) em diversos estudos para a política pública nacional, tais como o Programa Nacional de Alterações Climáticas. Foi responsável pela implementação, validação e calibração dos modelos do sistema energético TIMES para: 1) a UE28 no seio da Comissão Europeia-JRC, 2) para Portugal e 3) para cidades como Évora, Almada e Grande Cairo. Tem participado em diversos projetos nacionais e europeus, salientando-se projetos sobre serviços de clima, cidades sustentáveis e adaptação no sistema eletroprodutor e no parque edificado.

Patrícia Fortes é investigadora na área da economia energética no Centro de Investigação em Sustentabilidade e Ambiente (CENSE) da Universidade NOVA (Lisboa). A sua investigação explora a transição para sistemas energéticos de baixo carbono, com foco na tecnologia, na análise de políticas energia-clima e a interligação entre o sistema energético e a macroeconomia. Patrícia tem 15 anos de experiência em modelação de sistemas energéticos e a sua ligação com modelos económicos. Trabalhou no JRC de Sevilha da Comissão Europeia (2015) e cooperou em vários projetos nacionais e internacionais relativos à transição energética e mitigação climática. Possui uma vasta experiência no apoio à política pública nacional, tendo trabalhado entre outros, na Reforma Fiscal Verde de Portugal (2014), no Programa Nacional para as Alterações Climáticas (2016) e no Roteiro Nacional de Neutralidade do Carbono (2019), no qual coordenou a área de energia e indústria, sendo responsável pelo desenho da estratégia nacional de descarbonização de longo prazo do sistema energético nacional.

Inscrições

As inscrições são gratuitas, mediante registo prévio.