12931
PT LOGIN LOGIN
Palestra

Palestra "Projeto AMBITION: Processos de Pré-Tratamento da Biomassa para a Separação Eficiente das Correntes de Lenhina e de Açúcares"


Palestra “Projeto AMBITION: Processos de Pré-Tratamento da Biomassa para a Separação Eficiente das Correntes de Lenhina e de Açúcares”
directionsLocalização: Evento online às 11h00
todayEvento a realizar: 22/07/2020

A eficiência e os custos associados aos processos de fracionamento/desconstrução da biomassa são os principais fatores determinantes da sustentabilidade das biorrefinarias avançadas. Assim, um dos desafios mais importantes para obviar estas limitações, passa pelo desenvolvimento de processos inovadores, eficientes a baixa temperatura, baseados na utilização de solventes verdes e onde seja minimizada a utilização de catalisadores.

Neste trabalho, é apresentada uma descrição dos processos de pré-tratamento/fracionamento da biomassa lenhocelulósica desenvolvidos no projeto AMBITION que teve como objetivo otimizar a coprodução de derivados de lenhina para aplicações de valor acrescentado (biomateriais, compostos aromáticos) e correntes de açúcares de elevada pureza a fim de serem utilizados na produção de biocombustíveis e outros compostos de valor acrescentado.

Destinatários: Investigadores, Técnicos e todos os interessados nesta temática.

Oradora

Florbela Carvalheiro – LNEG

Nota biográfica

Florbela Carvalheiro, é Doutorada em Engenharia Agro-Industrial, Investigadora Auxiliar na Unidade de Bioenergia e Biorrefinarias do LNEG e foi coordenadora do Programa de Desconstrução Biomassa (2009-2017) na Unidade de Bioenergia.
Iniciou os seus trabalhos de investigação no LNETI tendo mais tarde integrado a equipa do Departamento de Biotecnologia ex-INETI. Desde então tem estado envolvida em diferentes atividades de I&D relacionados com a valorização da biomassa lenhocelulósica.
Nos últimos 20 anos as suas atividades de I&D têm estado focadas nos processos de pré-tratamento/fracionamento da biomassa vegetal, com o objetivo de aproveitamento integrado numa perspetiva de biorrefinaria. Em particular, os seus interesses de investigação estão relacionados com a valorização das hemiceluloses e da lenhina.
Participou em 36 projetos de investigação (10 Europeus) e 6 redes de conhecimento.
É co-autora de 7 patentes e 95 artigos. Ao nível académico colabora regularmente em cursos avançados internacionais, como palestrante convidada.
É sócia fundadora e da SIADEB-Sociedade Ibero-americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com