Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
Projeto SFERA III – Solar facilities for the European Research Area - Relevância de uma infraestrutura europeia para o desenvolvimento das tecnologias CSP

Projeto SFERA III – Solar facilities for the European Research Area - Relevância de uma infraestrutura europeia para o desenvolvimento das tecnologias CSP


Projeto SFERA III – Solar facilities for the European Research Area – Relevância de uma infraestrutura europeia para o desenvolvimento das tecnologias CSP
directionsLocalização: Online às 11h00
todayEvento a realizar: 04/12/2020

O projeto SFERA III – Solar facilities for the European Research Area tem como objetivo continuar o trabalho realizado nos últimos 8 anos para a sustentabilidade das atividades dos laboratórios Europeus envolvidos no SFERA e na 2ª fase do SFERA e estender essas atividades a novos laboratórios que agregam valor a essa infraestrutura europeia de investigação em CST –  Concentrated Solar Thermal. O objetivo específico é contribuir para garantir a sustentabilidade a longo prazo dos laboratórios Europeus avançados dedicados à energia solar e aos sistemas de concentração, apoiando a Europa como líder global em infraestruturas de investigação de energia solar. Essas atividades incluem (i) atividades de networking para desenvolver ainda mais a cooperação entre as infra-estruturas de investigação, a comunidade científica, as indústrias e outras partes interessadas; (ii) atividades de acesso transnacional que visam fornecer acesso a todos os investigadores europeus do meio académico e da indústria a infraestruturas singulares de investigação científica e tecnológica de energia solar; e (iii) atividades conjuntas de investigação cujo único objetivo é melhorar os serviços integrados fornecidos pela infraestrutura.

Nesta palestra fez-se uma apresentação geral do projeto SFERA III e uma apresentação das atividades desenvolvidas pelo LNEG assim como das infraestruturas disponibilizadas pelo LNEG no âmbito do Acesso Transnacional.

Oradores

Maria João Carvalho, Carmen Rangel, Teresa Diamantino, Pedro Azevedo, Miguel Miranda e João Cardoso

Notas biográficas

Maria João Carvalho é Investigadora Principal do LNEG. Desenvolve trabalho no domínio da Energia Solar Térmica desde os anos 80. Tem participado em vários projetos europeus nesta área com especial enfase nos aspetos relacionados com o Ensaio e Certificação de Coletores e Sistemas Solares.

Carmen Rangel é Investigadora Coordenadora no LNEG. Desenvolve trabalho no domínio dos Materiais para a Energia na área das Tecnologias do Hidrogénio, Células de combustível e Baterias avançadas.

Teresa Cunha Diamantino é Investigadora e Coordenadora do Laboratório de Materiais e Revestimentos (LMR) do LNEG desde 2006. É Coordenadora da Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais (DTCPM) da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM). O principal domínio de I&DT dos últimos 20 anos tem sido em corrosão e proteção anticorrosiva de materiais para vários sectores de atividade, sendo mais recentemente direcionado para a energia solar.

Pedro Azevedo é Investigador Auxiliar e desenvolve trabalho na área de Energia Solar Térmica de Concentração, tanto destinada à produção de energia elétrica, como para aplicações térmicas na indústria. Tem vindo a participar em vários projetos europeus nas áreas mencionadas, bem como tem vindo a implementar a Infra-estrutura Nacional de Energia Solar de Concentração (INIESC) no LNEG.

Miguel Miranda é Bolseiro de investigação no LNEG. Tem participado em diversos projetos de investigação na área da conversão e valorização de resíduos para produção de combustíveis por via de processos termoquímicos. Desde 2015 tem desenvolvido a sua atividade no domínio da Energia Solar Térmica de Concentração e atualmente é bolseiro de investigação na INIESC.

João Cardoso é Técnico Superior do LNEG na Unidade de Energias Renováveis e Eficiência Energética onde se dedica ao estudo da conversão e utilização de energia solar térmica. Tem participado em vários projetos europeus nesta área e em atividades de normalização no âmbito da IEC TC 117 – Centrais solares termoeléctricas.

Inscrições

As inscrições são gratuitas, mediante registo prévio.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com