13388
PT LOGIN LOGIN
Palestra

Palestra "Projeto SMIBIO: Desenvolvimento de Biorrefinarias Integradas de Pequena Escala - Apresentação de Resultados"


Palestra “Projeto SMIBIO: Desenvolvimento de Biorrefinarias Integradas de Pequena Escala – Apresentação de Resultados”
directionsLocalização: Evento online às 11h00
todayEvento a realizar: 29/09/2020

O objetivo do projeto SMIBIO (FP7 ERANet-LAC) consistiu em estudar a viabilidade técnico-económica e ambiental de biorrefinarias integradas de pequena escala capazes de processar diferentes tipos de biomassa, produzida num curto raio de áreas rurais e pequenas áreas urbanas, tanto na Europa como em países da América Latina e Caribe. O conceito de biorrefinaria a ser desenvolvido consistiu num complexo altamente integrado e energeticamente eficiente, incorporando processos individuais (biorrefinaria lenhocelulósica para etanol, açúcares e lenhina para posterior conversão biológica/química e biomassa húmida para biogás através de digestão anaeróbica), que convertem sinergicamente diferentes fontes de biomassa (seca e húmida) em energia, biocombustíveis e produtos químicos e biomateriais de valor acrescentado. Estas biorrefinarias de pequena escala serão capazes de utilizar uma mistura de biomassa para a produção de vários produtos através da integração de vários tipos de tecnologia.

No projeto SMIBIO foram analisados 6 casos de estudo, localizados na Europa (Portugal, Espanha e Alemanha) e na América Latina (Colômbia, México, Chile), com diferentes tipos de biomassa, de acordo com a disponibilidade local. Nesta sessão serão apresentados os resultados finais obtidos no caso de estudo português, que utiliza palha de milho (biomassa seca) e efluentes de suinicultura (biomassa húmida) como matéria-prima.

Destinatários: Investigadores, Técnicos e todos os interessados nesta temática.

Orador

Tiago Lopes – LNEG

Nota biográfica

Tiago Lopes é licenciado e mestre em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, tendo concluído a sua tese de doutoramento em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química no âmbito do Programa EngIQ em parceria com a Galp (Petróleos de Portugal, S.A.) em 2014, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Atualmente é investigador doutorado na Unidade de Bioenergia e Biorrefinarias (UBB) do LNEG desde 2015, na área de modelação e simulação de processos, análise técnico-económica e análise de ciclo de vida (ACV) de biorrefinarias. Tem como principais interesses de investigação as áreas de biocombustíveis, biorrefinarias, design e otimização de processos e sustentabilidade (ambiental, social e económica).

Inscrições
As inscrições são gratuitas, mediante registo prévio.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com