Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
solar-tower-testing-facility-uma-nova-infraestrutura-para-id-de-tecnologias-e-aplicacoes-solares-termicas-a-temperaturas-superiores-a-500oc

Solar Tower Testing Facility – Uma nova infraestrutura para I&D de tecnologias e aplicações solares térmicas a temperaturas superiores a 500ºC


Solar Tower Testing Facility – Uma nova infraestrutura para I&D de tecnologias e aplicações solares térmicas a temperaturas superiores a 500ºC
directionsLocalização: Online
todayEvento a realizar: 16/12/2021
timerHorário: 11:00-12:00
alarmData de Publicação: 24 novembro, 2021

No âmbito da Infra-estrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração (INIESC), o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. (LNEG) desenvolveu uma plataforma experimental para estudo e desenvolvimento de metodologias e componentes para aplicações de energia solar térmica a alta temperatura (T > 500 ºC). Esta é uma infra-estrutura flexível capaz de apoiar experimentalmente o desenvolvimento de trabalho de Investigação e Desenvolvimento nas áreas da produção de electricidade por via solar termoeléctrica e da geração de calor a média e alta temperatura para aplicações industriais, processamento de materiais e para aplicações termoquímicas (ex. pirólise e gasificação).

Nesta palestra serão apresentadas as principais características da nova infra-estrutura e as actividades experimentais que poderão ser desenvolvidas com a mesma.

Destinatários: Investigadores, alunos e professores universitários e politécnicos, empresas e entidades do sistema científico nacional.

Oradores

João Cardoso e Pedro Azevedo

Nota biográfica

Pedro Azevedo é Investigador Auxiliar no LNEG e desenvolve trabalho na área de Energia Solar Térmica de Concentração, tanto destinado à produção de energia elétrica, como para aplicações térmicas na indústria. Tem vindo a participar em vários projetos europeus nas áreas mencionadas, bem como tem vindo a implementar a Infra-estrutura Nacional de Energia Solar de Concentração (INIESC) no LNEG.

João Cardoso é Técnico Superior no LNEG, onde se dedica ao estudo da captação, conversão e utilização de energia solar térmica em aplicações de aquecimento e arrefecimento (incluindo integração em processos industriais) e produção de electricidade (CSP). Tem participado em diversos projectos europeus de I&D nesta área,  actividades de normalização no âmbito do IEC TC-117 Solar thermal electric plants e na implementação da Infra-estrutura Nacional de Energia Solar de Concentração (INIESC) no LNEG.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias. Registe-se aqui.