Aviso: A Palestra foi adiada para nova data a indicar.
No âmbito da Infra-estrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração (INIESC), o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. (LNEG) desenvolveu uma plataforma experimental para estudo e desenvolvimento de metodologias e componentes para aplicações de energia solar térmica a alta temperatura (T > 500 ºC). Esta é uma infra-estrutura flexível capaz de apoiar experimentalmente o desenvolvimento de trabalho de Investigação e Desenvolvimento nas áreas da produção de electricidade por via solar termoeléctrica e da geração de calor a média e alta temperatura para aplicações industriais, processamento de materiais e para aplicações termoquímicas (ex. pirólise e gasificação).
Nesta palestra serão apresentadas as principais características da nova infra-estrutura e as actividades experimentais que poderão ser desenvolvidas com a mesma.
Destinatários: Investigadores, alunos e professores universitários e politécnicos, empresas e entidades do sistema científico nacional.
Oradores
João Cardoso e Pedro Azevedo
Nota biográfica
Pedro Azevedo é Investigador Auxiliar no LNEG e desenvolve trabalho na área de Energia Solar Térmica de Concentração, tanto destinado à produção de energia elétrica, como para aplicações térmicas na indústria. Tem vindo a participar em vários projetos europeus nas áreas mencionadas, bem como tem vindo a implementar a Infra-estrutura Nacional de Energia Solar de Concentração (INIESC) no LNEG.
João Cardoso é Técnico Superior no LNEG, onde se dedica ao estudo da captação, conversão e utilização de energia solar térmica em aplicações de aquecimento e arrefecimento (incluindo integração em processos industriais) e produção de electricidade (CSP). Tem participado em diversos projectos europeus de I&D nesta área, actividades de normalização no âmbito do IEC TC-117 Solar thermal electric plants e na implementação da Infra-estrutura Nacional de Energia Solar de Concentração (INIESC) no LNEG.
Inscrições:
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias. Registe-se aqui.