As vibrações ocupacionais são uma grande preocupação pelos vários perigos que comportam para o trabalhador e pelas doenças profissionais que lhe estão associadas.
O diploma legal que estabelece as prescrições mínimas de segurança e saúde respeitantes à exposição dos trabalhadores aos riscos devidos a agentes físicos (vibrações) é o Decreto-Lei n.º 46/2006, de 24 de fevereiro. Este DL refere as responsabilidades do empregador e do trabalhador, face à exposição a vibrações no local de trabalho, assim como, os valores limite de exposição e de ação.
A exposição ocupacional continuada a Vibrações pode causar sérios prejuízos à saúde do trabalhador, como doenças vasculares, neurológicas e musculares, se não houver controle dos riscos e proteção adequada. Tanto as vibrações transmitidas ao Sistema Mão-Braço (VMB) como as transmitidas ao Corpo Inteiro (VCI) comportam riscos para a saúde. As consequências dependem do ponto de aplicação, frequência das oscilações, aceleração e duração.
A importância da avaliação de Vibrações nos Locais de Trabalho é grande. Enquanto que, para o trabalhador, o benefício da realização da medição da vibração ocupacional é, sobretudo, salvaguardar a sua saúde, para a entidade empregadora, mais do que cumprir com uma obrigação legal, é garantir uma empresa saudável, produtiva e bem-sucedida a longo prazo.
Destinatários: Técnicos de Segurança, Engenheiros, Público em geral.
Apresentação
Vibrações Ocupacionais: riscos, avaliação e consequências.
Nota biográfica
Maria Luísa Pontes da Silva Ferreira de Matos é Investigadora Auxiliar do LNEG, na Unidade de Ciência e Tecnologia Mineral, Laboratório de S. Mamede de Infesta, na área da Segurança, Higiene Ocupacional e Acústica Ambiente, bem como na consultoria, assessoria técnica e formação externa.
Licenciada em Engenharia de Minas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), mestre em Engenharia do Ambiente pela mesma Instituição e Doutorada em Segurança e Saúde Ocupacionais pela Universidade do Porto. Docente Convidada da FEUP, nas disciplinas de Seminário de Segurança Ocupacional, de Seminário de Higiene Ocupacional, Laboratório de Segurança e Higiene Ocupacional e Dissertação no Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais (MESHO). Autora de cerca de 40 artigos científicos na área.