Cristina Rocha e David Camocho, LNEG – Unidade de Economia de Recursos
O modelo económico atual está a atingir e mesmo a ultrapassar os limites biofísicos do planeta. Para além dos problemas ambientais relacionados com a exaustão dos recursos, a perda de biodiversidade e o aumento da poluição para níveis que colocam em risco o equilíbrio e a resiliência dos sistemas naturais, deparamo-nos com desigualdades sociais e a incapacidade de satisfazer as necessidades básicas das populações.
A globalização dos mercados e o modelo económico atual, assente numa economia linear de extração-utilização-descarte de recursos, encontram uma alternativa mais sustentável na economia circular.
Inspirada nos mecanismos dos ecossistemas naturais, onde não há resíduos, a economia circular é um modelo de produção e consumo em que os produtos e materiais se mantêm na economia no seu máximo valor durante o maior tempo possível, em ciclos alimentados por energias renováveis. Substitui o conceito de fim-de-vida da economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado, pelo que é considerada uma estratégia-chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o consumo de recursos.
O design dos produtos e serviços é um elemento fundamental neste processo de transição, uma vez que é precisamente na fase de design que existem mais graus de liberdade para decidir a função, os materiais, a durabilidade, o potencial de reparação e manutenção e a possibilidade de remanufactura e a reciclabilidade dos produtos e componentes. Estas características correspondem a estratégias de design circular que vão desde o design para a reciclagem até ao design de combinações produto-serviço que cumprem adequadamente as necessidades dos utilizadores promovendo a utilização em vez da posse e a desmaterialização.
Neste webinar foram apresentadas estratégias e uma ferramenta de design para a economia circular (CE Designer) desenvolvidas no âmbito do projeto KATCH_e (www.katche.eu) e testadas em ambiente académico e empresarial. Através de casos práticos e de um exemplo de preenchimento da ferramenta, foram debatidos conceitos e ilustrada a prática do design circular.
Consulte o Programa .
Para qualquer esclarecimento ou informação, por favor envie e-mail: david.camocho@lneg.pt