Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
workshop-final-do-projeto-localenergy

Workshop final do projeto LocalEnergy


Workshop final do projeto LocalEnergy
directionsLocalização: Online
todayEvento a realizar: 04/05/2022
timerHorário: 14:00-16:30
alarmData de Publicação: 18 Abril, 2022

O LNEG, como instituição coordenadora, organizou o Workshop de conclusão do projeto LocalEnergy – Recursos Locais para Aplicações Multifuncionais de Captação de Energia com base em Tetraedrite, que se realizou online no dia 4 de maio de 2022. O programa deste Workshop consistiu de apresentações de âmbito científico, por parte de todos os membros do consórcio, dos principais tópicos abordados durante o projeto.

Enquadramento:

As atividades do projeto LocalEnergy centraram-se na investigação e desenvolvimento de novos materiais à base de sulfuretos de cobre e antimónio, compostos estes constituídos por elementos relativamente abundantes e de baixa toxicidade, para a sua aplicação posterior em dispositivos de produção direta de energia elétrica quer como materiais termoelétricos (TE) quer como materiais absorsores para células solares de filmes finos (CSFF). Mais especificamente, o projeto LocalEnergy teve duas vertentes: (a) avaliar a viabilidade da utilização direta de minério de tetraedrite (Cu12-xMx(Sb,As)4S13), recolhido na faixa piritosa ibérica, no ciclo de processamento de materiais para aplicações termoelétricas e (b) síntese de materiais à base de tetraedrite e de calcostibite (CuSbS2) para aplicações fotovoltaicas. Esta estratégia é relevante e constitui uma alternativa aos atuais materiais termoelétricos e aos principais constituintes das células solares de filme finos que contêm elementos raros e/ou tóxicos.

O projeto LocalEnergy iniciou-se a 1 de outubro de 2018 e terminará a 31 de maio de 2022, sendo o consórcio constituído pelo LNEG, IST-ID e NOVA.ID.FCT e pelas unidades de investigação C2TN e CENIMAT|i3N.
Mais informação em http://localenergy.lneg.pt/

Agradecimentos

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/EAM-PEC/29905/2017. A Direção Geral de Energia e Geologia participa como “External Advisor” no projeto LocalEnergy em que integra este trabalho. A Doutora Patrícia Carvalho, do SINTEF, participa no projeto LocalEnergy como consultora. Agradece-se à Somincor – Sociedade Mineira de Neves Corvo SA, o apoio e fornecimento de amostras.

Programa


14:00
Abertura: contexto e objetivos do projeto LocalEnergy
Filipe Neves (LNEG)


14:15
The role of geology in LocalEnergy project
Daniel de Oliveira (LNEG)


14:45
Mechanochemical synthesis of copper-antimony sulfides for thermoelectric and photovoltaic applications
José Brito Correia (LNEG)


15:15
Focusing on natural-mineral tetrahedrites: a practical perspective
Beatriz Santos (C2TN)


15:45
Optoelectronic properties of copper-arsenic-sulfide thin-films deposited via RF co-sputtering for photovoltaics
Pedro Centeno (CENIMAT|i3N)


16:15
Perguntas e respostas


16:25
Conclusão e encerramento