Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
gpp-training-toolkit-sessao-final

GPP Training toolkit – sessão final


GPP Training toolkit – sessão final
alarmData de Publicação: 29 Janeiro, 2024Categoria: Investigação , Notícias Nacionais


O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), em parceria com o ICLEI – Local Governants for Sustainability e com a União Europeia organizou um Curso de Formação em Compras Ecológicas e Circulares da UE.

Este curso de formação teve o apoio da APA – Agência Portuguesa da Ambiente, no âmbito da nova Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas 2030 – ECO 360. Faz parte de um conjunto de ações da Comissão Europeia para apoiar práticas de contratação pública com preocupações ambientais em vários Países Membros: Estónia, Grécia, Hungria, Portugal, Roménia, Chipre, Chequia, Bulgária, Lituânia e Eslováquia. Para isso, desenvolveu materiais de formação e um programa de formação que foram ministrados ao longo do curso.

No âmbito deste projeto, denominado GPP Training toolkit, vai realizar-se no próximo dia 31 de janeiro nas instalações do LNEG, no Campus Alfragide em Lisboa, entre as 14h e as 18h, a sessão final do Curso de Formação em Compras Ecológicas e Circulares da UE – 2ª edição, iniciado em Portugal em abril de 2023.

O curso, ministrado pela Doutora Paula Trindade do LNEG/UER – Unidade de Economia de Recursos, foi constituído por 5 sessões com 2 meses de intervalo, num total de cerca de 24 horas de formação. As primeiras 4 sessões realizaram-se em ambiente online e divididas em dois dias consecutivos com 2,5h de formação. Esta 5ª, e última, será presencial, com cerca de 4h.

Esta sessão será especialmente dedicada à ECO 360 – uma estratégia em que o LNEG/UER teve um papel importante, tendo sido contratado pela APA para a elaboração da estratégia com a FCT NOVA e que culminou numa Resolução do Conselho de Ministros.

À semelhança das anteriores, aguarda-se por uma sessão dinâmica e colaborativa, destinada somente ao conjunto dos 20 formandos inscritos representantes de instituições relevantes da administração pública central, da administração local e de instituições de ensino.

Contará também com a importante participação de elementos da APA, que irão apresentar a nova ECO360 – Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas 2030, resultante do processo de revisão da anterior Estratégia Nacional para as Compras Ecológicas 2020 (ENCPE2020).

Para mais informações sobre a participação do LNEG nesta estratégia, consulte aqui, e sobre a ECO360, consulte aqui.