Ir para conteúdo
PT EN LOGIN LOGIN
interreg-sudoe-improvement

INTERREG SUDOE IMPROVEMENT


INTERREG SUDOE IMPROVEMENT
alarmData de Publicação: 06 março, 2023Categoria: Investigação , Notícias Nacionais


Evento final em Espanha – Sevilha, 7 Março 2023

Integration of combined cooling, heating and power microgrids in zero-energy public buildings under high power quality and continuity of service requirements

No passado dia 7 de março, teve lugar o evento final do projeto IMPROVEMENT cujo objetivo é desenvolver, validar e demonstrar várias soluções que permitem a conversão de edifícios públicos em edifícios com balanço de energia quase nulo (nZEB), através da integração de sistemas de geração combinada com microrredes de calor, frio e eletricidade.

Neste evento foram apresentados os resultados das duas experiências-piloto desenvolvidas pelo Centro Nacional de Hidrogénio (CNH2) em Puertollano e pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia em Lisboa (LNEG).

Pelo seu lado, a Agência Andaluza de Energia apresentou o Guia de Boas Práticas desenvolvido no projeto destinado a responsáveis e gestores de novos edifícios e utilizadores de edifícios públicos, para abordar um consumo mais responsável de energia e recursos, por intermédio do melhor conhecimento das soluções tecnológicas, bem como da sua gestão e exploração. Foi também apresentado o Plano de Implementação onde se estabelece o roteiro para a generalização alargada das soluções tecnológicas desenvolvidas no projeto.

Esta conferência apresentou também os resultados do projeto SOLE do programa ENI CBC MED que promove a troca de conhecimento em construção sustentável com os países da margem sul do Mediterrâneo e no qual a Agência Andaluza de Energia participa, juntamente com entidades de Itália, Grécia, Egito, Jordânia, Líbano e Tunísia.

No final, realizaram-se 3 Workshops sobre Estratégias para converter Edifícios em Edifícios nZEB, onde especialistas de ambos os projetos falaram sobre os planos nacionais e regionais para promover a eficiência energética, as aplicações de hidrogénio e o armazenamento de energia em edifícios, assim como as vantagens das redes inteligentes e sistemas de gestão para reduzir o consumo energético.

Mais informação em: https://www.agenciaandaluzadelaenergia.es/es/proximos-eventos/evento-final-interreg-sudoe-improvement-en-sevilla-espana