No passado dia 25 de outubro, o LNEG apresentou no seminário final do projeto OffshorePlan, a plataforma interativa MarinePlan – Plataforma de Planeamento Técnico-Económico de sistemas de Aproveitamento de Energias Marinhas.
Esta plataforma destina-se aos diferentes intervenientes no setor das energias renováveis marinhas, assumindo especial interesse para os investidores e licenciadores de projetos desta natureza, constituindo-se como uma ferramenta de apoio à decisão nesta área.
A MarinePlan permite efetuar a análise económica de projetos de energias renováveis offshore – Eólica e Ondas – tendo em conta um conjunto de tipologias e modelos de turbinas eólicas e sistemas de energia das ondas pré-definidos. É uma ferramenta totalmente interativa, com informação georeferenciada e de fácil utilização que permite ao utilizador usar os dados pré-definidos ou introduzir novos dados de acordo com a especificidade dos seus projetos, Com esta plataforma, o LNEG disponibiliza aos utilizadores, um serviço estruturado e eficiente de planeamento na área das energias renováveis marinhas, contribuindo para a disseminação destas tecnologias, para o desenvolvimento deste tipo de projetos e para o cumprimento das metas estabelecidas no PNEC 2030.
Atualmente, a MarinePlan encontra-se em fase de demonstração e estará disponível muito em breve nos seguintes endereços: http://offshoreplan.lneg.pt e http://www.lneg.pt.
Página de abertura da Ferramenta MarinePlan
Cofinanciado por: