Levantamento aerofotogramétrico e caraterização geoquímica das escombreiras da Mina do Lousal
No âmbito do recentemente aprovado projeto Europeu GSEU (Geological Service for Europe), o LNEG vai contribuir com uma base dados INSPIRE compliant das minas abandonadas do sul do país, o que representará um incremento significativo do atual conhecimento sobre as mesmas.
A equipa do LNEG da Unidade de Recursos Minerais e Geofísica (URMG) irá fazer uma caraterização geoquímica das escombreiras abandonadas com recurso a aparelhos portáteis de Fluorescência de Raios X (FRX). Serão alvo deste estudo as antigas minas existentes na zona sul do País, nomeadamente na Zona Sul Portuguesa e Zona de Ossa Morena abarcando os diferentes tipos de mineralizações aqui existentes. Será ainda realizada uma amostragem sistemática de modo a extrair o máximo de dados tendo em vista a avaliação do seu potencial, em termos de recursos minerais secundários, nomeadamente minerais críticos, ainda presentes nestas escombreiras. Além da caraterização química será realizada a caraterização mineralógica e, para alguns locais, o cálculo de volumes.
Recentemente, foi feito um ensaio nas Minas do Lousal em dois locais: 1- em redor da corta, e 2- junto ao cais de minério.
A URMG procedeu ainda à aquisição de fotografia aérea da corta e escombreiras da Mina do Lousal, produzindo ortofotomapa de elevada resolução (45,2 MB) e um Modelo Digital de Terreno (72,4MB). Para a produção do MDT e ortofotomapa, foi utilizada a técnica de aerofotogrametria (structure from motion) com recurso a um pequeno UAV, permitindo a extração de dados métricos de um objeto (nomeadamente forma, posição e feições) através da análise de pares de imagens. Com a utilização desta técnica, é possível representar a topografia da superfície da terra, modelar tridimensionalmente objetos e realizar de forma rápida e segura cálculos de volumes, com uma relação de custo benefício muito alta e tempos de entrega rápidos.