Ir para conteúdo
PT EN LOGIN LOGIN
lneg-integra-grupo-de-trabalho-da-agencia-internacional-da-energia-para-descarbonizacao-na-industria

LNEG integra grupo de trabalho da Agência Internacional da Energia para Descarbonização na Indústria


LNEG integra grupo de trabalho da Agência Internacional da Energia para Descarbonização na Indústria
alarmData de Publicação: 28 abril, 2023
Categoria: Notícias Internacionais , Notícias Nacionais

No dia 26 de abril 2023 teve lugar a primeira reunião do grupo de trabalho recém-criado da Agência Internacional da Energia (AIE) sobre Descarbonização da Indústria (IEA Working Party on Industrial Decarbonisation na versão original).

Os seus objetivos incluem a criação de um espaço para colaboração e diálogo entre os governos dos países membros/associados da AIE, assim como organizações industriais e outras partes interessadas focando as questões essenciais para acelerar a descarbonização na indústria. Pretende-se ainda aumentar a qualidade e o impacto do trabalho da AIE ao nível da descarbonização da indústria.

Participam neste grupo de trabalho os diversos países membros da AIE (tais como, EUA, Japão, UK, Comissão Europeia, Alemanha, França, Austrália), estando o LNEG a representar Portugal nesta iniciativa.

O tema é extremamente relevante uma vez que a indústria mundial em 2021 foi diretamente responsável pela emissão de cerca de 1/4 das emissões globais de GEE – gases de efeito de estufa (isto sem incluir as emissões indiretas de eletricidade usada para processos industriais). Para cumprirmos com os objetivos do Acordo de Paris as emissões diretas da indústria deverão reduzir-se em cerca de 95% até 2050, de acordo com estudos da AIE.

Em Portugal, as emissões diretas da indústria nacional representaram cerca de 15,21 Mt CO2e em 2020, i.e. cerca de 29% de todas as emissões nacionais nesse ano. Nas emissões diretas da indústria inclui-se não só as associadas ao consumo de combustíveis fósseis para produção de energia, bem como as emissões dos processos industriais. De acordo com o previsto no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 as emissões da indústria portuguesa devem reduzir-se em 73% até 2050.

O LNEG irá participar ativamente neste grupo de trabalho ao nível da identificação de opções de descarbonização e de análise de políticas e medidas que apoiem a sua adoção. Em particular iremos procurar potenciar sinergias com os diversos trabalhos que temos a decorrer, seja ao nível do papel do solar na indústria na quantificação do papel da economia circular para a descarbonização no seio do projeto CO2NSTRUCT.