O X Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral decorreu de 27 a 30 de novembro, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
O evento contou com a participação de uma comitiva do Grupo de Peritos em Metalogenia e Recursos Minerais da ASGMI – Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-Americanos, constituída por especialistas do Brasil, Argentina, Chile, Perú, Equador, Colômbia e Portugal que se fez representar por Igor Morais, geólogo do LNEG.
Nas diversas sessões temáticas participaram profissionais da indústria, da academia e do governo, além de especialistas a nível internacional, que envolveram aspetos técnicos, económicos, políticos, sociais e ambientais, intrinsecamente relacionados com a prospeção mineira no Brasil.
Foi ainda apresentado o estado de avanço dos trabalhos de atualização do Mapa Metalogenético da América do Sul que está a ser coordenado pela ASGMI.
Durante o evento, houve oportunidade de estabelecer contato com a Drª Lília Mascarenhas Sant´Agostinho, Secretária de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia do Governo do Brasil sobre a importância da cooperação entre Serviços Geológicos pertencentes à ASGMI e na qual o LNEG colabora ativamente.
Grupo de trabalho ASGMI. Da esquerda para a direita – Gilmar Rizzotto (CPRM/Brasil); Igor Morais (LNEG/Portugal); Alonso Campos (INGEMMET/Peru); Drª Lília Mascarenhas Sant´Agostinho (Secretária de Geologia, Mineração/Brasil); Edwin Gallardo (IIGE/Equador) e Janeth Sepúlveda (SGC/Colômbia)
Igor Morais, geólogo do LNEG, no X Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral