O LNEG foi convidado a participar na Conferência EU – Latin America and the Caribbean policy dialogue on the identification of strategic and critical raw materials resources e na EU-Latin America Convention on Raw Materials 2022 que decorreram entre os dias 2 e 4 de novembro de 2022 em Santiago, Chile.
A Conferência EU–Latin America and the Caribbean policy dialogue on the identification of strategic and critical raw materials resources, que decorreu a 2 de novembro, teve como objetivo fortalecer a cooperação entre os diversos Serviços Geológicos Europeus, através do EuroGeoSurveys, e os diversos países da América Latina numa visão de cooperação estratégica e sustentável em matéria de recursos minerais. Neste evento, foi apresentado o estado de avanço do primeiro mapa de Matérias Primas Criticas da América do Sul, trabalho coordenado pelo Grupo de Metalogenia e Recursos Minerais da ASGMI, à qual o LNEG pertence. Nesta matéria, Portugal têm-se destacado pela apresentação do primeiro mapa nacional de Matérias Primas Críticas para a Europa, publicado em 2021.
Nos dias 3 e 4 de novembro, decorreu a EU – Latin America Convention on Raw Materials que reuniu a comunidade da cadeia de valor de matérias-primas minerais, incluindo políticos, indústria, setor privado e atores de investigação e inovação, da UE e da América Latina sob o tema abrangente das Matérias-Primas Minerais para a Transição Energética Limpa.
A convenção decorreu no âmbito do projeto EU-Latin America Partnership on Raw Materials, financiado pela União Europeia (UE), que visa promover e intensificar a cooperação entre a UE e sete países parceiros latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Perú e Uruguai).
O LNEG esteve presente nestes eventos com peritos na área das matérias primas críticas, tendo estado representado por Daniel de Oliveira, investigador e Chair do Mineral Resources Expert Group do EuroGeoSurveys, e pelos geólogos Cátia Prazeres e Igor Morais.