Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
Noite Europeia dos Investigadores 2021Noite Europeia dos Investigadores 2021Noite Europeia dos Investigadores 2021Noite Europeia dos Investigadores 2021Noite Europeia dos Investigadores 2021Noite Europeia dos Investigadores 2021Noite Europeia dos Investigadores 2021Noite Europeia dos Investigadores 2021

LNEG participou na Noite Europeia dos Investigadores 2021


LNEG participou na Noite Europeia dos Investigadores 2021
alarmData de Publicação: 28 outubro, 2021
Categoria: Investigação , Noticias Nacionais

O LNEG esteve presente no evento “Noite Europeia dos Investigadores”, no passado dia 24 de setembro, que, em Lisboa, decorreu em dois locais diferentes, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Pavilhão do Conhecimento. Constituiu uma excelente oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido junto de um público mais abrangente. Os temas desta edição foram a “Ciência para o Clima” (SCICLI, “Science for Climate”) no Museu, e o Pacto Ecológico Europeu no Pavilhão do Conhecimento, tendo as atividades apresentadas pelos investigadores do LNEG incidido nas áreas da sustentabilidade e descarbonização.

No Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no espaço de debates e palestras – Conversas no Claustro, foi realizada a apresentação da Infraestrutura Nacional de Investigação para Energia Solar de Concentração e das tecnologias CSP numa palestra de 50 min intitulada: Captando o Sol – A Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração no futuro da descarbonização da economia. Esta apresentação despertou grande interesse, levantando-se a possibilidade de realização de apresentações semelhantes no contexto de escolas e universidades.

Ainda no Museu, investigadoras do LNEG organizaram uma atividade sobre planeamento energético urbano e outra sobre Design Circular. Foi notório o interesse dos visitantes em debater o tema da economia circular e a participação de muitas pessoas, de idades diversas, muito interessadas num jogo de criação de ideias para inovar um objeto.

No Pavilhão do Conhecimento de Lisboa foram apresentadas as atividades “Biorrefinarias – Fábricas para um Futuro Sustentável” e “Desenvolvimento sustentável – Onde encontramos a matéria-prima?”.  Estas duas atividades caracterizaram-se por uma abordagem de demonstração experimental destinadas a uma forte interação com o público. As duas bancadas localizaram-se num local de passagem e apesar das limitações de espaço, o interesse dos visitantes ultrapassou as expetativas.

Em termos de material de divulgação, foram distribuídos folhetos informativos do LNEG e suas atividades. A organização das bancadas foi complementada com a colocação de Roll-Ups e X-Banners institucionais e de diversos projetos. De destacar que a Porto Editora associou-se à atividade “Desenvolvimento sustentável – Onde encontramos a matéria-prima?” tendo disponibilizado Tabelas Periódicas para oferecer aos visitantes, o que constituiu um complemento bastante importante da atividade.

Contudo, apesar de ser um evento divertido, foi condicionado pelo contexto epidemiológico da pandemia por SARS-CoV-2, facto que constituiu um desafio, tanto para a organização como para as equipas de investigação em presença. O número de investigadores foi limitado, o que sobrecarregou quem estava a apresentar as atividades das instituições. Da mesma forma, a limitação dos espaços também causou constrangimentos de movimentos tanto ao público como a quem realizava as apresentações. O uso de máscaras, limitadora da comunicação levou a que houvesse um elevado número de vídeos com o som muito alto dificultando a conversação pessoal entre público e investigadores.

No geral, a presença do LNEG na “Noite Europeia dos Investigadores” revelou-se bastante positiva, mobilizadora de investigadores e técnicos de áreas distintas. É uma participação recorrente de anos anteriores e constitui uma experiência que certamente se irá repetir no futuro.