Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
lneg-retoma-visitas-tecnicas-a-area-mineira-de-aljustrel

LNEG retoma visitas técnicas à Área Mineira de Aljustrel


LNEG retoma visitas técnicas à Área Mineira de Aljustrel
alarmData de Publicação: 06 maio, 2022Categoria: Investigação , Notícias Nacionais


Nos passados dias 5 e 26 de abril o LNEG organizou visitas técnicas ao setor de Algares da mina de Aljustrel com equipas das universidades de Aveiro e de Évora, lideradas respetivamente pelos professores Eduardo Silva e Patrícia Moita.

Na primeira visita os temas versaram sobre as componentes de reabilitação ambiental, de mineralogia e alteração hidrotermal e de valorização do património geológico. Foram ainda realizadas filmagens para o Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro, para produção de um vídeo de promoção das Geociências junto dos estudantes e público em geral. O segundo percurso contou também com a participação do Prof. José Mirão do Laboratório Hércules e com a Dra. Sílvia Mestre do Museu de Aljustrel. Os temas abordados incidiram sobre património arqueológico do setor de Algares, em particular a mineração ocorrida no Período Romano e nos séculos XIX e XX.

As duas visitas técnicas inserem-se na iniciativa “Dias de Litoteca Aberta” do Campus de Aljustrel do LNEG, decorrendo sob orientação de João Matos, Sara Santos, Igor Morais e Luís Albardeiro. Os trajetos incluíram o chapéu de ferro de Algares, a galeria mineira do Piso 30 e os antigos tanques de cementação de cobre. Nestas ações o LNEG divulgou a investigação feita sobre a Faixa Piritosa junto do meio académico. A visita à galeria mineira foi feita com a colaboração institucional da Câmara Municipal de Aljustrel.

O setor de Algares da mina de Aljustrel tem sido investigado pelo LNEG através de cartografia de alterações hidrotermais e de estudos de mineralogia – projetos EXPLORA/Alentejo2020 e GEO-FPI/Interreg POCTEP. Os minerais e cristais presentes na galeria de Algares destacam-se pelas espécies com cores muito variadas e diferentes graus de cristalinidade.

Fotos: Luís Albardeiro e Sara Santos, URMG/LNEG.

Projeção de fotografias históricas nos hasteais da galeria

Projeção de fotografias históricas nos hasteais da galeria

Tanques de cementação de cobre de Algares

Drenagem ácida observada junto aos antigos tanques de cementação de cobre de Algares