Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN

Miguel Magalhães Ramalho - A Geologia Portuguesa está de luto!


Miguel Magalhães Ramalho – A Geologia Portuguesa está de luto!
alarmData de Publicação: 09 março, 2021
Categoria: Noticias Nacionais

O Geólogo, investigador coordenador, ex-professor da Universidade de Lisboa, figura de destaque nos Serviços Geológicos de Portugal, faleceu a 08 de março de 2021.

O LNEG associa-se a toda a Comunidade Geológica no pesar pelo falecimento do Professor Miguel Magalhães Ramalho, Geólogo, Professor, Dirigente Público que marcou o percurso de várias gerações de geólogos e das instituições nacionais que sucessivamente se sucederam no desempenho da função do Serviço Geológico Nacional, uma das missões permanentes do Estado na defesa do território, com principal bem público.

Entrou para os Serviços Geológicos em 1968. Foi posteriormente Diretor do Departamento de Geologia e Vice-presidente do IGM. Após a sua aposentação ficou até à atualidade como coordenador do Museu Geológico, do LNEG, que era a menina dos seus olhos.

O Professor Miguel Ramalho sabia, defendia e ensinava que a geologia é a base fundamental em que deve assentar a gestão racional, responsável e moderna desse cativo da sociedade, compromisso que assumiu como imperativo nas suas diversas facetas: de cidadania, através de inúmeras intervenções públicas e escritos de divulgação sobre Geologia; de cientista, através da vasta bibliografia produzida; como dirigente das sucessivas instituições onde desenvolveu a sua catividade profissional, Direcções-Gerais, Instituto Geológico e Mineiro e INETI, onde exercitou a aplicação das sua ideias e convicções; e como Professor Universitário onde deixou marcas em sucessivas gerações de jovens com quem interatuou.

O extraordinário Cv científico do Professor Miguel Ramalho perdurará como pertença de todos os geólogos e outros profissionais, que nele continuaram a ter uma fonte de conhecimento fundamental de referência.

A encerrar esta singela homenagem é de realçar a dedicação e defesa incondicionais do Professor Miguel Magalhães Ramalho ao Museu Geológico, sem dúvida a sua “casa preferida” onde ininterruptamente continuou a desempenhar funções de forma comprometida e abnegada, após a sua jubilação. Passará em breve a figurar na Galeria de Honra dos notáveis da Geologia em Portugal que adotaram o Museu Geológico como relíquia preferida. Profundo conhecedor do valor científico e interesse público do Museu geológico, ao Professor Miguel Magalhães Ramalho se deve a referência a “Museu dos Museus”.

Fica o trabalho de uma vida apaixonadamente dedicada à ciência, à defesa do património geológico e nos últimos anos a dedicação por inteiro ao Museu Geológico, o Museu dos Museus, como tanto gostava de referir.

O LNEG apresenta sentidas condolências à família.

Até sempre!


Mais Informação:

Presidente da República e Presidente da Assembleia da República, juntam-se à homenagem:

https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2021/03/presidente-da-republica-lamenta-a-morte-do-geologo-miguel-ramalho/

https://www.parlamento.pt/sites/PARXIIIL/Paginas/2021/marco/Mensagem-pesar-falecimento-Miguel-Magalhaes-Ramalho.aspx