Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
museu-geologico-participa-na-exposicao-idolos-olhares-milenares

Museu Geológico participa na Exposição "Ídolos – Olhares Milenares"


Museu Geológico participa na Exposição “Ídolos – Olhares Milenares”
alarmData de Publicação: 02 março, 2021
Categoria: Noticias Nacionais

O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) prepara em segurança a próxima exposição Ídolos. Olhares Milenares, dedicada às representações humanas criadas há 5.000 anos pelos povos do Sul da Península Ibérica, denominados ídolos.

A mostra é fruto da colaboração entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o Museu Arqueológico de Alicante e a Universidade de Alcalá de Henares, em Espanha.

Entre as peças expostas, constam as descobertas em escavações realizadas no final do século XIX em Portugal e em Espanha, reveladoras de crenças e modos de vida de comunidades do sul da Península Ibérica. Oito bens culturais nacionais dos concelhos de Olhão, Torres Vedras, Évora, Marvão, Mértola, Ponte de Sor, Sintra, Reguengos de Monsaraz, Amadora, Montemor-o-Novo, Setúbal e Crato, estão classificados como tesouro nacional.

Neste video, com apresentação de António Carvalho, Director do MNA, vemos o transporte de uma peça-chave na exposição, o menir decorado, do Neolítico Antigo, Caramujeira, Lagoa (Faro).

Podemos ver igualmente o trabalho de varrimento integral a laser do menir, para futuras apresentações 3D.