Ao visualizador de mapas do geoPortal da Energia e Geologia, agora denominado 2D, juntam-se mais dois de forma a incrementar a informação georreferenciada para explorar a Terra:
- Visualizador 3D (lneg.pt) – pode analisar a superfície terrestre sob diversos ângulos aproximando da escala adequada para cada local incorporando o relevo. São também disponibilizados conjuntos de dados 2D no visualizador 3D para obter informações adicionais sobre a sua distribuição topográfica.
- Visualizador de Observação da Terra (lneg.pt) – através das imagens multitemporais capturadas por dois satélites óticos, Landsat (NASA) e Sentinel 2 (Copernicus), pode utilizar diferentes algoritmos para evidenciar características específicas e variações, em função da gama espectral selecionada, sob o ponto de vista da geologia, batimetria, vegetação, agricultura, entre outros.
Estes novos visualizadores acrescentam valor ao repositório do LNEG, com disponibilização de informação adicional para melhor perceção da superfície terrestre e evolução, através da integração de funcionalidades melhoradas. Estão em linha com os requisitos mais avançados da sociedade digital e são dinâmicos para integração de futuras evoluções.
Os visualizadores 3D e de Observação da Terra foram financiados pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020) através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).