Mensagem do Conselho Diretivo do LNEG, 31 de dezembro de 2020.
Portugal foi o primeiro país no Mundo a definir como objetivo estratégico “a neutralidade carbónica em 2050”.
O nosso governo inicia a presidência Europeia no próximo dia 1 de janeiro sob o lema, “Tempo de agir por uma recuperação justa, verde e digital” propõe 3 linhas estratégicas:
Promover uma recuperação europeia alavancada pelas transições climática e digital
Concretizar o Pilar Social da União Europeia como elemento essencial para assegurar uma transição climática e digital justa e inclusiva
Reforçar a autonomia estratégica de uma Europa aberta ao mundo
A estratégia proposta à Europa está alinhada com os Planos e Medidas, que internamente visam atuar nas áreas da Energia, do Ambiente, dos Recursos Endógenos de forma sistémica, alterando significativamente a forma como hoje se produz e utiliza a energia e os recursos naturais endógenos.
Aliado às medidas definidas no Plano Nacional de Energia e Clima foi ainda proposto o Plano de Recuperação e Resiliência, que visa uma alteração global na nossa economia com impactos em todos os sectores da sociedade. Trata-se de enormes desafios para Portugal e para todos os sectores económicos, para os cidadãos, empresas, instituições e administração, num esforço transformativo que necessita de uma nova dinâmica e empenho da nossa sociedade.
O LNEG como Instituto Público e Instituição de Ciência e Tecnologia tem naturalmente de estar presente e trabalhar em linha com as medidas e objetivos destas Políticas Públicas. O CD sublinha este propósito como objetivo principal para o próximo ciclo que se inicia em 2021, constituindo-se como instrumento do Governo na prossecução dos objetivos definidos.
Naturalmente assumimos uma missão continuada de levantamento, estudo e mapeamento dos recursos endógenos do país, nomeadamente dos recursos geológicos e mineiros e os recursos energéticos.
O LNEG propõe três objetivos orientadores da sua missão na próxima década;
- Desenvolvimento de Projetos de Política Pública;
- Atualização contínua do mapeamento dos recursos endógenos;
- Desenvolvimento de projetos de I&D alinhados com as orientações políticas e as necessidades da economia.
Com estes objetivos queremos contribuir para a ação climática e recuperação do nosso país.
Um Bom 2021!