Ir para conteúdo
PT EN LOGIN LOGIN

Organização


Organização

O Conselho Diretivo do LNEG é composto por um presidente e dois vogais nomeados por Despacho governamental. São membros do Conselho Diretivo (da esquerda para a direita):

Membros do Conselho Diretivo (da esquerda para a direita): Helder Gonçalves (vogal), Teresa Ponce de Leão (presidente) e Mário Machado Leite (vogal)

Helder Gonçalves (vogal), Teresa Ponce de Leão (presidente) e Mário Machado Leite (vogal)

Contacto: presidencia@lneg.pt

O LNEG está organizado cientificamente em dois laboratórios, o Laboratório de Energia (LEN) e o Laboratório de Geologia e Minas (LGM).

LABORATÓRIO DE ENERGIA

O LEN desenvolve atividade nas áreas dos recursos endógenos renováveis de energia e da eficiência energética. Compete-lhe conhecer o potencial dos recursos energéticos renováveis e explorar tecnologias inovadoras e estratégicas para apoio à utilização optimizada dos recursos. O conhecimento acumulado na sua actividade de investigação permite-lhe estar num estado de permanente prontidão no apoio à concretização de políticas públicas e ao sector empresarial.

Contacto: len@lneg.pt

LABORATÓRIO DE GEOLOGIA E MINAS

O LGM desenvolve funções permanentes do Estado no desenvolvimento do conhecimento geocientífico do território emerso, da plataforma continental e nas zonas de águas profundas. É ainda responsável pelo levantamento geológico sistemático dos recursos e riscos geológicos incluindo os recursos em energia geotérmica, armazenamento geológico, nomeadamente de CO2 e património geológico. Exerce funções de Serviço Geológico Nacional.  O conhecimento acumulado na sua actividade de investigação permite-lhe estar num estado de permanente prontidão no apoio à concretização de políticas públicas e ao sector empresarial.

Contacto: lgm@lneg.pt

Unidade de Economia de Recursos

LABORATÓRIOS ACREDITADOS

DEPARTAMENTO DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO (DGO)

O DGO é um departamento de apoio à Gestão da atividade de I&D do LNEG, nas áreas da Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Patrimonial, Gestão das TIC e das Infraestruturas, Planeamento, Informação e Comunicação, Gestão de Projetos e Gestão Contratual e Apoio Jurídico.

O DGO ao longo dos últimos anos tem vindo a apostar na melhoria dos processos de gestão visando reforçar o desempenho dos serviços e desenvolvimento do capital humano, permitindo assim reforçar a eficácia, qualidade e eficiência interna Destacam-se os processos de gestão no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a NP EN ISO 9001, que permitiram alavancar e melhorar a sistematização do trabalho realizado através da utilização de vários processos, instruções e formulários de trabalho.

A aposta para continuar a responder aos desafios que nos são colocados será o incremento da qualificação especializada dos recursos humanos nas áreas de competência e a desmaterialização e simplificação de processos de forma à maior agilização dos mesmos.

Contacto: info@lneg.pt

COMISSÃO DE ÉTICA

A Comissão de Ética do LNEG, criada por Deliberação do Conselho Diretivo, de 20 de Julho de 2011, é uma estrutura interna independente e responsável pela monitorização da implementação do Código de Ética e Conduta e, de acordo com as suas atribuições e competências, exerce as suas funções, como órgão colegial, em condições de autonomia, independência e isenção.
Compete-lhe ainda, propor a criação dos procedimentos e regulamentos julgados necessários implementar, acompanhar o cumprimento do Código de Ética e de Conduta, bem como, dissipar quaisquer dúvidas que surjam sobre a sua interpretação ou por casos omissos.

O Conselho Diretivo do LNEG é o órgão que supervisiona o adequado funcionamento e implementação do Código de Ética e Conduta, através do regular reporte da Comissão de Ética.

Contacto: comissao.etica@lneg.pt

CONSELHO CIENTÍFICO

O conselho científico é o órgão responsável por apoiar o conselho diretivo na apreciação e acompanhamento da atividade de investigação científica e desenvolvimento tecnológico do LNEG. O conselho é constituído por todos os que, a qualquer título, incluindo o de bolseiro, cidadãos nacionais ou estrangeiros, exerçam atividade no LNEG, desde que habilitados com o grau de doutor ou equivalente ou integrem a carreira de investigação científica em categoria igual ou superior à de investigador auxiliar, ou a carreira docente universitária em categoria igual ou superior à de professor auxiliar.

COMISSÃO DE TRABALHADORES

A Comissão de Trabalhadores (CT) do LNEG é o órgão institucional que representa todos os trabalhadores desta instituição qualquer que seja o seu vínculo. Tem por objetivo promover a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores perante a administração e outras entidades, pelos meios legais ao seu dispor, representando, de acordo com os princípios de liberdade de opinião e expressão, todos os trabalhadores interessados na luta pela emancipação da classe trabalhadora, devendo garantir a sua perfeita e completa participação, sem distinção de filiação partidária, opinião política, conceções filosóficas ou crenças religiosas.

A CT deve exercer a sua atividade com total independência relativamente ao Estado, aos órgãos diretivos do LNEG, partidos políticos e religiões.

Contacto: com.trab@lneg.pt

GESTOR DE ENERGIA DO LNEG

Segundo a Resolução do Conselho de Ministros n.º 2/2011, que lança o Programa ECO.AP, todos os serviços e organismos da administração direta e indireta do Estado, bem como as empresas públicas, as universidades, as entidades públicas empresariais, as fundações públicas, as associações públicas ou privadas com capital maioritariamente público, devem designar um Gestor Local de Energia (GLE), sendo este responsável pela proposta, dinamização e verificação das medidas para a melhoria da eficiência energética.

O GLE do LNEG é nomeado pelo seu Conselho Diretivo, atuando na dependência deste e tendo como principal desígnio apoiar a implementação do Programa de Eficiência Energética na Administração Pública (ECO.AP) nas suas instalações.

Contacto: gestao.energia@lneg.pt

CERTIFICAÇÕES INSTITUCIONAIS

O LNEG assegura a sua missão através da valorização de boas práticas de crescimento, da motivação para a transformação e do apoio à consolidação da produtividade e visibilidade da I&D e Inovação, tendo como objetivo último alcançar o êxito nacional e a projeção internacional.

É objetivo do LNEG promover a qualidade através de instrumentos de padronização e controlo para melhoria contínua de processos utilizando ferramentas para medir a eficiência e verificar a eficácia das ações.

Como resultado, o LNEG obteve a certificação NP 4457:2007 do Sistema de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) pelas atividades de IDI nos domínios da Energia e Geologia, a certificação nacional e internacional do seu Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com a norma NP EN ISO9001:2015 para as atividades de transferência de conhecimento em Energia e Geologia.

A gestão das certificações tem sede no Núcleo de Qualidade, Avaliação, Prospetiva e Formação.
Contacto: nqapf@lneg.pt

Carta de Compromisso

NP 4457:2007

O LNEG obteve a certificação NP 4457:2007 do Sistema de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) pelas atividades de Investigação Científica, Desenvolvimento Técnico e Tecnológico e Inovação nos domínios da Energia e Geologia

A Norma NP 4457:2007 define os requisitos de um sistema eficaz de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) permitindo que as instituições adotem uma política de IDI clara que permita melhorar o desempenho inovador da organização e alcancem os seus objetivos de inovação.

A certificação do LNEG no âmbito desta norma foi o resultado de um processo de avaliação e demonstra que o LNEG implementou e mantém um Sistema de Gestão de IDI com a finalidade de melhorar o seu desempenho inovador, dando cumprimento à política e aos objetivos por si determinados e estando conforme com os requisitos estabelecidos na norma NP 4457:2007.

Data da primeira emissão: 2014-12-22

Data da última emissão: 2017-07-20

Data de validade: 2020-06-21

NP EN ISO9001:2015

O LNEG dispõe de um Sistema de Gestão da Qualidade – certificado a nível nacional e internacional – para as atividades de Transferência de conhecimento em Energia e Geologia através das atividades do Museu Geológico e atividades de gestão de suporte às áreas técnico-científicas.

Data da primeira emissão: 2014-12-31

Data da última emissão: 2017-12-31

Data de validade: 2020-12-31

HR Excellence in Research

O LNEG foi a primeira instituição em Portugal com a distinção “Excelência de Recursos Humanos em Investigação” (HR Excellence in Research).

A atribuição deste prémio resultou do reconhecimento, pela Comissão Europeia, dos esforços que o LNEG tem realizado para garantir condições de trabalho estimulantes e favoráveis, numa conjuntura adversa, planeando a implementação dos Princípios da Carta & Código para o Recrutamento de Investigadores a curto e médio prazo.

Tendo o LNEG aderido aos princípios desta Carta Europeia do Investigador, um relatório de avaliação interna e um plano de ação, foram apreciados pela comissão de avaliadores da EU-DG Research &Innovation, que atribuiu o direito à utilização deste logotipo/prémio, conseguindo assim ser a primeira instituição em Portugal com esta distinção – “Excelência de Recursos Humanos em Investigação”.

O logotipo de excelência transmite o compromisso da instituição com o recrutamento justo e transparente e procedimentos de avaliação, e pode ser utilizado para promover um ambiente de trabalho estimulante e favorável e atrair investigadores de todo o mundo.

Um passo no reconhecimento internacional da investigação nacional, pela primeira vez Portugal está representado na lista das instituições ligadas à investigação que detêm este logotipo, tal como a EuropeanScience Foundation (ESF), podendo a lista ser consultada em: http://ec.europa.eu/euraxess/index.cfm/rights/strategy4ResearcherOrgs

A cronologia de eventos e ações está descrita em:
https://www.lneg.pt/cartacodigo-carta-europeia-do-investigador-codigo-de-conduta-para-o-recrutamento-de-investigadores/

Contacto: carta.europeia@lneg.pt

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com