Ir para conteúdo
PT EN LOGIN LOGIN
o-projeto-emaprice-esta-concluido-os-seus-resultados-ja-se-encontram-disponiveis

O projeto eMaPriCE está concluído. Os seus resultados já se encontram disponíveis.


O projeto eMaPriCE está concluído. Os seus resultados já se encontram disponíveis.
alarmData de Publicação: 25 novembro, 2022
Categoria: Investigação , Notícias Nacionais

Está concluído o projeto eMaPriCE-estudo de Matérias-Primas Críticas e estratégicas e economia circular em Portugal (2021-2022), desenvolvido pelo LNEG em parceria com a APA, com o apoio da Circular e financiado pelo Fundo Ambiental.

O eMaPriCe teve como objetivo identificar, para Portugal, oportunidades de implementação de estratégias de Economia Circular (EC), a fim de evitar que as Matérias-Primas Críticas (MPC) se transformem em resíduos, bem como opções da substituição destas por matérias-primas não críticas.

Foram mapeados os fluxos na economia portuguesa de 31 matérias-primas críticas (e uma estratégica), as MPC+: 30 são as MPC na lista europeia de MPC às quais foi acrescentada a cortiça natural, pela sua relevância estratégica para Portugal, o maior produtor mundial de cortiça.

Os resultados estão disponíveis em português (brevemente também em inglês) no site do projeto https://emaprice.lneg.pt/ onde pode ser consultado:

  1. aplicações de MPC+ em oito setores económicos em Portugal;
  2. cadeias de valor das MPC+ identificando os passos que ocorrer no nosso país;
  3. fluxos de MPC+ na economia nacional para 21 produtos representativos desde automóveis a tecnologias de produção de eletricidade renovável;
  4. base de dados com exemplos de aplicação de estratégias de circularidade em cada um dos setores e produtos estudados.

Pode ainda ser consultado aqui um vídeo sumarizando o projeto.

Os resultados obtidos são uma primeira abordagem à temática em Portugal e nos setores estudados, existindo um conjunto de recomendações finais, das quais destacamos a necessidade de trabalho colaborativo, uma abordagem sistémica entre os diversos atores de modo que se alcance uma quantificação e validação, o mais detalhada possível, das MPC+ existentes, nas mais diversas formas, na economia nacional.

Convidamos todos a visitar o site, a analisar os resultados obtidos e a partilhar os mesmos pelas suas redes de partes interessadas, de modo que haja uma disseminação alargada e discussão sobre esta problemática tão atual e em discussão em vários fora setoriais, nacionais e europeus.