Ir para conteúdo
PT EN LOGIN LOGIN
LITOTECA

LITOTECA


LITOTECA

Património Científico Fundamental à Investigação Estratégica

A Litoteca do LNEG dispõe de três arquivos de subsolo localizados nas regiões norte (S. Mamede Infesta), centro (Alfragide) e sul (Aljustrel). Esta descentralização proporciona uma rentabilização logística e de gestão da informação, e facilita a consulta aos utilizadores. Nestes arquivos são conservadas e geridas coleções de testemunhos de sondagens, amostras de rochas, fósseis, minérios, solos e sedimentos aluvionares, bem como dados diversos levantamentos geológicos realizados no território nacional. Este vasto espólio pertence ao LNEG ao abrigo do Decreto 39669 de 20 de Maio de 1954.

Atualmente existem, preservados na Litoteca do LNEG, cerca de 700.000 metros de testemunhos de sondagens efetuadas em campanhas de prospeção e pesquisa de recursos geológicos. Outras coleções incluem amostragem diversa adquirida durante a execução de projetos de investigação da infraestrutura geológica, mineira e hidrogeológica do país, desenvolvidos pelo LNEG ou entregues por diversas entidades. Mais de uma centena de cortes geológicos com milhares de amostras, lâminas delgadas de rochas, células de microfósseis e documentação técnica variada relativa à amostragem em arquivo, completam o espólio das litotecas.

A Litoteca disponibiliza informação científica a investigadores, estudantes, autarquias locais, organismos e empresas, através de:

  • Consulta de testemunhos de sondagens e de amostras de rocha, solos e sedimentos;
  • Amostragem por corte do testemunho de sondagem;
  • Cedência de amostragem;
  • Consulta de documentação técnica relativa às sondagens;
  • Consulta de lâminas delgadas e células de microfósseis;
  • Consulta da Base de Dados Institucional relativa às sondagens.

Serviços

array(1) { ["leader"]=> NULL } int(6286) string(8) "LITOTECA" bool(false) bool(false) string(4) "page"
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com