LNEG, Serviços Geológicos de Polónia e de Espanha e UNESCO realizaram curso sobre Património Geológico em Lubango (Angola), numa ação de formação do projeto europeu PanAfGeo 2 vocacionada para os países africanos da CPLP.
Entre os dias 28 de maio e 3 de junho de 2023 decorreu em Lubango (Angola), um curso de Património Geológico realizado no âmbito do projeto PanAfGeo 2 – Pan-African Support to the EuroGeoSurveys – Organisation of African Geological Surveys (EGS-OAGS) Partnership. Esta formação foi efetuada em português sendo dedicada a geólogos dos Serviços Geológicos Africanos e outros técnicos na área do ordenamento do território, turismo e cultura dos países de língua oficial portuguesa (CPLP). O curso foi coordenado pelo Prof. Stanisław Wołkowicz (Serviço Geológico da Polónia, PGI-NRI), tendo como formadores João Xavier Matos, Susana Machado e Álvaro Oliveira (LNEG), Enrique Diaz-Martinez (IGME-CSIC, Serviço Geológico de Espanha) e Özlem Adiyaman Lopes (Comissão Internacional da UNESCO, Paris). As atividades tiveram o apoio incondicional do Instituto Geológico de Angola, sob coordenação do Eng. Domingos Cordeiro. Participaram na ação 24 formandos (14 mulheres e 10 homens) com proveniência de Angola (11), Moçambique (4), Cabo Verde (4), São Tomé e Príncipe (4) e Guiné Equatorial (1).
O Curso de Património Geológico repartiu-se entre sessões técnicas proferidas em Lubango e visitas de campo efetuadas à região de Serra da Leba, Chela e Chibemba (Província de Huíla). Os temas abordados incluíram a análise de estudos de caso como geoparques e percursos temáticos de geoturismo, conceitos e metodologias utilizados em geoconservação, a importância dos inventários e da avaliação de valor e a discussão de legislação sobre geoconservação, gestão e uso público de geossítios.
Prof. Stanisław Wołkowicz (PGI-NRI) e equipa de formadores do LNEG, Susana Machado, João Matos e Álvaro Oliveira.
Principal geossítio estudado – Serra da Leba.
Preenchimento de fichas de caracterização de geossítios.
Observação de calcários dolomíticos com estromatólitos – Formação da Leba.