O LNEG coordena o WP-B “Avaliação do Potencial em Recursos Minerais” do projeto PanAfGeo2 financiado pela UE através da Direcção Geral para as Parcerias Internacionais e Cooperação.
No âmbito do Programa de Formação em “Avaliação do Potencial em Recursos Minerais”, o LNEG tem como parceiros europeus os Serviços Geológicos da Polónia e da Eslovénia e como parceiros africanos os Serviços Geológicos da Nigéria e da Namibia. O anfitrião do curso foi o Instituto Geológico de Angola (IGEO) a quem o LNEG agradece a forma excelente como receberam os participantes, provenientes de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Guiné.
O primeiro curso, que decorreu no Lubango, iniciou-se com uma Cerimónia de Abertura na qual estiveram presentes o Embaixador da Polónia em Angola, a Consul Honorária de Portugal no Lubango em representação do Embaixador de Portugal em Angola, os Co-Leaders em representação da Associação dos Serviços Geológicos Africanos, o Administrador para a Área Técnica do IGEO e o LNEG na pessoa da coordenadora do WPB, Maria João Batista. A Cerimónia de Fecho com entrega de diplomas, contou com a presença da Presidente do Conselho Diretivo do LNEG, Professora Teresa Ponce de Leão.
As atividades iniciaram-se por aulas teóricas e, no dia 24 de novembro, o primeiro grupo de participantes visitou uma pedreira de anortosito, pertencente ao Complexo Anortosítico do Cunene, objeto geológico principal deste curso no Lubango, pelo seu potencial em rocha ornamental.
Formandos do curso de Avaliação do Potencial em Recursos Minerais do projeto PanAfGeo2
Notícias relacionadas:
Especialistas africanos falam sobre minerais
Jornal de Angola, 29/11/2022