Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
participacao-do-lneg-na-noite-europeia-dos-investigadores-2021

Participação do LNEG na Noite Europeia dos Investigadores 2021


Participação do LNEG na Noite Europeia dos Investigadores 2021
alarmData de Publicação: 15 setembro, 2021
Categoria: Noticias Nacionais

À semelhança de edições anteriores, o LNEG marcou presença na “Noite Europeia dos Investigadores” (NEI) que decorreu entre as 16h00 e as 23h00 do dia 24 de setembro em dois dos locais, em Lisboa, associados ao evento: o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) e o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

A sessão que teve lugar no MUHNAC seguiu a temática “Ciência para o Clima” e contou com três atividades presenciais organizadas pelo LNEG:

1) Captando o Sol – A Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração no futuro da descarbonização da economia. Esta atividade consiste numa breve apresentação que aborda as tecnologias de concentração da energia solar, as suas aplicações presentes e futuras no contexto da descarbonização da economia e o papel da Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração (INIESC) no seu desenvolvimento futuro.

2) Jogo Desenhar uma cidade energeticamente sustentável. Nesta atividade, os visitantes podem desenhar planos para melhorar a sustentabilidade do sistema energético da cidade de Évora em 2030. Para tal são selecionadas um conjunto de medidas a partir de um menu pré-definido. As medidas são aplicáveis a edifícios residenciais, setor dos transportes e geração de energia renovável na cidade. Cada plano é seguidamente avaliado no que respeita a redução de emissões de gases de efeito de estufa, custos associados e aceitabilidade.

3) Jogo KATCH-UP – o que é isso da economia circular? Nesta atividade, ao jogar o jogo de tabuleiro KATCH-UP todos nos tornamos designers de produtos e serviços mais sustentáveis e circulares. Já pensaram na quantidade de materiais, energia e água que estão integrados nos produtos que temos em casa? Como podemos redesenhar o mobiliário que usamos para o tornar mais durável, menos intensivo em recursos e originando menos resíduos? Será que em vez de comprar uma cadeira a podemos reinventar? Vamos pôr em prática a economia circular!

No Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, o LNEG esteve presente com as duas atividades seguintes:

4) A Biorrefinaria – Instalação industrial central da Economia Circular. Esta atividade / stand, pretende dar a conhecer, experimentar e explorar os processos, físicos químicos e biológicos, necessários para transformar a biomassa residual, em produtos transacionáveis amigos do ambiente, tais como os biocombustíveis, biomateriais (e.g. bioplásticos), químicos, e nutracêuticos. Dar-se-á especial atenção aos processos da química verde e à exploração do potencial das microalgas e outros micro-organismos por forma a atingir uma verdadeira ecologia industrial e um crescimento sustentável.

5) Desenvolvimento sustentável: Onde encontramos a matéria-prima? – Contributo da geologia na pesquisa e reconhecimento de matérias-primas vitais para as tecnologias emergentes e energias alternativas, nomeadamente a crescente procura global de terras raras (REE). Nesta atividade pretende-se explicar o que são e para que servem os minerais, com foco para a presença de REE; onde se aplicam na tecnologia mais atual (telemóveis, baterias, leads, lasers, etc.) e onde se encontram como matéria-prima. Será utilizado um equipamento da FRXP para identificar a presença, em quantidades muito reduzidas, destes elementos em algumas amostras.

Estas participações visaram apresentar ao público, de qualquer idade, os principais resultados dos projetos nacionais, europeus e internacionais em curso no LNEG e como o conhecimento e tecnologias aí desenvolvidas podem contribuir para uma Sociedade mais sustentável.

Para mais informações consulte:

https://nei.cienciaviva.pt/2021/index.php

https://noitedosinvestigadores.org/nei2021/