Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
participacao-do-lneg-na-noite-europeia-dos-investigadores-2022

Participação do LNEG na Noite Europeia dos Investigadores 2022


Participação do LNEG na Noite Europeia dos Investigadores 2022
alarmData de Publicação: 28 Setembro, 2022Categoria: Notícias Nacionais


A Noite Europeia dos Investigadores 2022 realizou-se no passado dia 30 de setembro em dois locais: Museu Nacional de História Natural e da Ciência e Pavilhão do Conhecimento. Teve como objetivo a divulgação científica de temas desenvolvidos em instituições nacionais. O LNEG participou com a presença de investigadores e técnicos nos seguintes projetos:

Participação na NEI no Museu Nacional de História Natural e da Ciência

  1. Jogo da Glória “Onde vamos por as novas fábricas de Hidrogénio verde em Portugal?”
    Para lutarmos contra o aquecimento global precisamos deixar de usar combustíveis fósseis como a gasolina e o gás natural. O hidrogénio verde pode ser uma boa alternativa, produzido a partir de água e da energia do sol e do vento. Pode ser usado por todos nós, nos carros e autocarros, nas fábricas e até no teu fogão! Mas onde podemos instalar as novas “fábricas” de hidrogénio em Portugal? Será que ao pé da tua casa é um bom local? Vem jogar o jogo da glória do hidrogénio e ajuda-nos a encontrar os melhores sítios do país para produzir hidrogénio verde.

Foi ainda projetado o filme do projeto Hylantic – Atlantic Network for Renewable Generation and Supply of Hydrogen to promote High Energy Efficiency que visa estabelecer uma rede transnacional de excelência para fazer avançar a I&D, implementação e comercialização do hidrogénio como vetor energético para a geração futura de energia no Espaço Atlântico.

Participação na NEI no Pavilhão do Conhecimento

  1. Jogo da Economia Circular
    Jogo do tipo “de tabuleiro” em formato A1 com uma roleta, inspirado no jogo da Glória, em que os jogadores fazem um percurso organizado segundo uma cadeia de valor (i.e., matérias-primas, design e produção, utilização, reutilização e reparação e reciclagem) e vão calhando em casas de prémio, de castigo, de perguntas e de atividades. Está projetado para uma duração de cerca 10 minutos e para jogadores jovens e adultos. Com este jogo, os participantes adquirem noções de cadeia de valor, ciclo de vida e circularidade e ficam sensibilizados para a necessidade e as possibilidades de agir no dia a dia de acordo com os princípios de economia circular e contribuir para a sustentabilidade.
  2. LNEG – Um Laboratório com Energia e Geologia
    • Atividade 1 – “Energia Renovável para que te quero!”
      Objetivos: Sensibilizar e demonstrar a utilização do recurso de energia solar, através dos equipamentos e aplicações utilizados na conversão térmica e elétrica através dos projetos de ID&D desenvolvidos com e em parceria com a unidade UEREE do LNEG.
    • Atividade 2 – “Prospeção não é exploração!” – “Exploration and Exploitation- what is the difference?”
      Objetivos: Sensibilização para o conhecimento científico obtido através da pesquisa e prospeção. Sensibilização do público para a diferença entre os conceitos de prospeção e de exploração. O papel do LNEG no conhecimento dos recursos naturais do território.
  3. As BIOREFINARIAS – Fábricas para a Bioeconomia circular
    Nesta atividade pretende-se que as crianças, jovens e respetivos acompanhantes fiquem a conhecer, e possam experimentar e explorar i) os principais recursos nacionais de biomassa, com um enfoque particular nos sobrantes de origem florestal, agrícola e agroindustrial; ii) quais os processos físicos, químicos e biológicos, necessários para os transformar; e iii) quais os produtos que são possíveis obter e de como estes podem contribuir para uma sociedade mais resiliente e sustentável. De entre vários exemplos de produtos, vai ser realçado o contributo dos biocombustíveis, biomateriais (e.g. bioplásticos), químicos, nutracêuticos e o papel do CO2, quer como produto quer como matéria-prima para novos processos.

Para mais informações consulte:

https://noitedosinvestigadores.org/programa-online/

https://www.pavconhecimento.pt/nei/2022