Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
portugal-tem-tres-dos-principais-sitios-geologicos-do-mundo

Portugal tem três dos principais sítios geológicos do mundo


Portugal tem três dos principais sítios geológicos do mundo
alarmData de Publicação: 04 Novembro, 2022Categoria: Notícias Nacionais


A jazida de trilobites gigantes de Canelas (Arouca), o vulcão dos Capelinhos (ilha do Faial, Açores) e a discordância angular da Ponta do Telheiro (Vila do Bispo) são os três lugares de Portugal que entraram para a lista dos Primeiros 100 Sítios de Património Geológico.

A iniciativa foi levada a cabo pela União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS). “Os 100 geossítios foram selecionados por um painel internacional, tendo em conta o seu valor científico excecional e correspondendo a locais-chave para a compreensão da história geológica do planeta”, declarou a organização em comunicado.

A lista dos 100 principais geossítios foi apresentada no congresso “The First 100 IUGS Geological Heritage Sites”, realizado no final de outubro em Zumaia, no País Basco.

Os três locais portugueses foram apresentados por investigadores do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), de três universidades (do Minho, Açores e de Trás-os-Montes e Alto Douro) e ainda pelo Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

No âmbito desta iniciativa e celebrando o seu 60º aniversário, a IUGS lançou ainda o livro The First 100 IUGS Geological Heritage Sites que se encontra disponível em versão digital em https://iugs-geoheritage.org/.


Notícias relacionadas:

Três locais de Portugal incluídos nos 100 principais sítios geológicos do planeta
Público, 3 de Novembro de 2022.