Ir para conteúdo
PT EN LOGIN LOGIN
bet-bioeconomia-na-industria-textil

BE@T - Bioeconomia na Indústria Têxtil


BE@T – Bioeconomia na Indústria Têxtil
alarmData de Publicação: 20 Dezembro, 2023

linkWebsite: https://bioeconomy-at-textiles.com/

Barra de cofinanciamento - Citeve, Bioeconomia, Fundo Ambiental, PRR, República Portuguesa, União EuropeiaO projeto be@t tem como objetivo global a geração e consolidação de uma Fileira Nacional da Indústria Têxtil e Vestuário verdadeiramente inovadora, sustentável e circular. Para este efeito, o projeto estrutura-se em 4 Pilares de intervenção estratégica – biomaterial, circularidade, sustentabilidade e sociedade. O LNEG participa ativamente no Pilar I do biomaterial, utilizando lenhina e celulose florestal para a obtenção de biocompósitos no âmbito da Iniciativa 3 deste Pilar, que visa dinamizar o desenvolvimento de novas matrizes celulósicas para aplicações têxteis de elevada tecnicidade.

Neste contexto, a equipa do LNEG, na Medida 1 da Iniciativa 3 do Projeto, efetua estudos de I&D para a desconstrução e hidrólise enzimática de biomassa florestal residual (e.g. casca de eucalipto), de natureza lenhocelulósica. Os açúcares obtidos são convertidos por fermentação bacteriana em: bioplásticos (PHAs), na Medida 3, sob a responsabilidade da UNL (Universidade Nova de Lisboa); e celulose bacteriana, na Medida 4, liderada pela UM (Universidade do Minho). Na Medida 2, coordenada pela UA (Universidade de Aveiro), é estudada a produção de materiais a partir da leninha recuperada na fração sólida (celulolenhina) remanescente pós-hidrólise enzimática. Os novos biocompósitos assim obtidos – de origem biológica, renováveis e sustentáveis – são testados, pelas equipas do CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) e CeNTI (Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes), para diversas aplicações têxteis, visando então uma bioeconomia circular.

O projeto be@t, liderado pelo CITEVE, envolve um Consórcio de 55 parceiros com competências complementares – 14 Empresas Não PME, 17 Empresas PME, 21 ENESII e 3 Outros.

Período de execução: 01/07/2022-31/12/2023; Co-financiamento: Projeto integrado be@t – Bioeconomia Têxtil (TC-C12-i01 – Bioeconomia Sustentável N.º 02/C12- i01/202), promovido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Next Generation UE, para o período de 2021 – 2026.

Unidades de Investigação