Ir para conteúdo
PT EN LOGIN LOGIN
bio4portugal

BIO4PORTUGAL


BIO4PORTUGAL

Demonstração do conceito tecnológico da viabilidade técnico-económica e ambiental de uma Biorrefinaria para biocombustíveis avançados exclusivamente a partir de resíduos florestais.

A floresta ocupa cerca de 35% do território de Portugal continental, fornecendo matéria-prima para diversas atividades industriais, incluindo a produção da pasta e papel, contribuindo para 2% do PIB nacional. Será então crucial assegurar a sustentabilidade desta fileira, com a criação de novas cadeias de valor com base na valorização dos resíduos florestais num contexto de Biorrefinarias avançadas, no âmbito da bioeconomia e economia circular.

Neste contexto, o projeto BIO4PORTUGAL visa demonstrar o conceito tecnológico da produção de etanol, como biocombustível líquido avançado, a partir de resíduos florestais/industriais à base de Eucalipto, envolvendo um Consórcio de três Promotores – LNEG, RAIZ (centro de I&D da empresa The Navigator Company) e PETROGAL – Petróleos de Portugal, S.A.

O plano de trabalhos do BIO4PORTUGAL basear-se-á na construção e operação de uma unidade de demonstração completa e integrada da tecnologia de produção de bioetanol. O processo envolverá um passo de desconstrução da biomassa lenhocelulósica residual, recorrendo-se de seguida a hidrólise enzimática para a obtenção de açúcares para a formulação do meio de cultura a usar na fermentação com novas leveduras recombinantes de 2ª geração desenvolvidas pela equipa do LNEG, sendo o bioetanol recuperado por destilação. Esta infraestrutura para biocombustíveis avançados, localizada no LNEG e única em Portugal, ficará no futuro à disposição das empresas nacionais.

Período de execução: 01/03/2021-31/08/2022.

Cofinanciamento: FAI – Fundo de Apoio à Inovação (Aviso 06/2019 – Economia circular, Valorização de resíduos no contexto da Transição Energética)

Logótipo do FAI - Fundo de Apoio à Inovação

Unidades de Investigação