O projeto CAVALI tem por objetivo principal a produção de concentrados de minerais de Lítio, utilizando as reservas existentes nas concessões da empresa proponente, numa perspetiva de aproveitamento integral dos minerais contidos nos minérios (quartzo, feldspatos e eventualmente minerais metálicos), conduzindo assim a um processo não gerador de resíduos sólidos (rejeitados). Pretende-se, desta forma, alcançar os dois grandes objetivos consignados nos grandes princípios orientadores da gestão sustentável no aproveitamento de recursos minerais: o aproveitamento integral e a mitigação de resíduos.
Como objetivo secundário o projeto pretende desenvolver, até ao limite máximo considerado possível e exequível, a cadeia de valor do ciclo produtivo das baterias para veículos elétricos à base de lítio, potenciando desta forma a maximização do valor acrescentado resultante da exploração dos recursos nacionais deste metal.
À equipa do LNEG compete coordenar a Atividade do projeto dedicada ao Processamento dos Minérios, desenvolvendo o “paradigma da valorização tecnológica” como primeira fase da cadeia de valorização. Esta Atividade terá um enfoque maior na investigação da aplicabilidade de métodos físicos de separação aos minérios de lepidolite e de espodumena, como técnicas ambientalmente mais acomodáveis. A participação inclui cooperação com outras Atividades na conceção de diagramas com potencial de aplicação industrial.