Ir para conteúdo
PT LOGIN LOGIN
circo-hub-portugal

CIRCO Hub Portugal


CIRCO Hub Portugal
linkWebsite: https://circohubportugal.lneg.pt

O programa CIRCO (Creating Business through Circular Design) surgiu nos Países Baixos em 2015 e baseia-se na aplicação do design e design thinking ao desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio circulares. É um programa que ativa e facilita a implementação de negócios circulares por empresas industriais e designers. Com um método exclusivo e comprovado, o programa CIRCO oferece a cada empresa uma perspetiva para poder iniciar atividades e soluções circulares, em cooperação com a sua cadeia de valor.

Uma economia circular próspera exige um esforço global coletivo. O CIRCO desenvolveu um programa de formação de formadores, que permite, numa base não comercial, transferir para parceiros internacionais a sua metodologia de design circular.  Deste modo, desde 2019 e com o apoio do governo dos Países Baixos, o programa CIRCO estabeleceu Hubs internacionais no Brasil, Sri Lanka, Turquia, Alemanha, Polónia e Portugal, entre outros.

A implementação em Portugal do programa CIRCO, através do CIRCO Hub Portugal , permitirá que as empresas e os designers trabalhem em conjunto para desenvolverem produtos, serviços e modelos de negócio circulares, segundo a metodologia CIRCO. Aborda o design circular através de seis estratégias de design de produto e de cinco arquétipos de modelos de negócio, trabalhados em sessões criativas e colaborativas. Os representantes das empresas são desafiados a participar num track de design de negócios circulares CIRCO, que se traduz num conjunto de três workshops distribuídos ao longo de um mês.

Por sua vez, aos designers o desafio proposto é participarem numa sessão de design circular com a duração de um dia, onde irão compreender como aplicar a metodologia CIRCO na sua atividade profissional, orientada para a sustentabilidade e circularidade.

As metas do projeto CIRCO Hub Portugal são ambiciosas: capacitar 100 empresas e formar 60 designers até ao final do projeto, em dezembro de 2022.

O CIRCO Hub Portugal é financiado pelo Fundo Ambiental e tem como parceiros o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), que coordena o projeto, a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Logo Fundo Ambiental

Unidades de Investigação