Ir para conteúdo
PT EN LOGIN LOGIN
greenfuel

GreenFuel


GreenFuelalarmData de Publicação: 11 outubro, 2019

Sistema de baixas emissões para a produção de combustíveis verdes e de compostos bioactivos de elevado valor comercial baseado na biorrefinaria de Gordonia alkanivorans estirpe 1B

Na última década vários trabalhos demonstraram o grande potencial de Gordonia alkanivorans estirpe 1B na dessulfurização de combustíveis fósseis. Esta bactéria tem a capacidade de dessulfurizar dibenzotiofeno e seus derivados, ou misturas destes hidrocarbonetos, utilizando a via metabólica 4S a qual permite a remoção do S sem comprometer o esqueleto de carbono dos hidrocarbonetos, não afetando assim o seu poder calorífico.

A BDS utilizando a estirpe 1B pode ser uma abordagem interessante para aplicar a um sistema de co-pirólise de resíduos de pneus/plásticos, de modo a produzir óleos de pirólise com enxofre residual (OPER), i.e. combustíveis verdes. Sendo a falta de viabilidade económica um dos obstáculos que podem afetar o aumento de escala da BDS, é necessário tomar medidas que tornem este processo economicamente competitivo, tais como o uso de matérias primas renováveis e a exploração de produtos com elevado valor comercial produzidos pelo microrganismo dessulfurizante.

Neste contexto, o principal objetivo deste projeto será a exploração da biorrefinaria de G. alkanivorans estirpe 1B de modo a produzir combustíveis verdes (OPER), a partir da dessulfurização de óleos pirolíticos produzidos através da pirólise de misturas de resíduos de pneus/plásticos e óleos lubrificantes usados, e produtos de elevado valor comercial, tais como carotenoides, biossurfactantes e outros químicos extratáveis da fração pesada destilada dos óleos de pirólise. Este projeto inovador aborda uma falha na atual cadeia de valor de resíduos, propondo um método de valorização de resíduos sólidos urbanos, integrando a valorização energética com as biorrefinarias não energéticas num sistema de baixas emissões.

Prazo de execução: 1 outubro 2018 – 30 setembro 2021

Projeto cofinanciado por:

Unidades de Investigação