Integration of Combined Cooling, Heating and Power Microgrids in Zero-Energy Public Buildings Under High Power Quality and Continuity of Service Requirements
O Projeto IMPROVEMENT “Integration of combined cooling, heating and power microgrids in zero-energy public buildings under high power quality and continuity of service requirements” no âmbito do Programa INTERREG SUDOE tem como objetivo geral renovar/converter edifícios públicos, existentes, em edifícios com necessidades de energia quase nulas, integrando micro-redes de energia renovável com geração combinada de calor, frio e eletricidade e sistemas de armazenamento.
Tem ainda os seguintes três objetivos específicos:
- Desenvolvimento de metodologias para melhorar a eficiência energética nos edifícios públicos convencionais, através de um sistema de geração de aquecimento e arrefecimento solar, e integração de técnicas ativas / passivas de controlo de geração, consumo e armazenamento de energia para conversão desses espaços em edifícios com necessidades de energia quase nulas;
- Desenvolvimento de um sistema de controle de potência para micro-redes resistente a falhas, segundo critérios de design de elevada qualidade;
- Projeto de um sistema de gestão de energia para micro-redes a partir de fontes renováveis com um sistema híbrido de armazenamento de energia segundo critérios de degradação mínima, máxima eficiência e prioridade no uso de energias renováveis.
Prevê-se ainda que o Projeto IMPROVEMENT permita melhorar a aplicação de políticas públicas relativas à eficiência energética e a utilização de fontes de energia renováveis em edifícios públicos e de habitação, incentivando a implementação de micro-redes, a gestão inteligente dos consumos e promovendo a digitalização do sector energético, bem como a demonstração experimental de técnicas e estratégias.
O projeto SUDOE IMPROVEMENT (SOE3 / P3 / E0901) é co-financiado pelo Programa Interreg SUDOE e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um orçamento total previsto de 2,5 milhões de euros (financiado a 75% pela Comissão Europeia) e uma duração de três anos (setembro de 2022).
Atividade do LNEG no consórcio/projeto
O Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP (LNEG) tem por missão promover a inovação tecnológica no desenvolvimento da economia Portuguesa contribuindo para o aumento da competitividade nacional. Como parceiro no Projeto IMPROVEMENT irá partilhar a sua larga experiência em projetos nacionais e internacionais na área da energia e nas principais áreas de investigação da Unidade de Energia Renovável e Integração dos Sistemas de Energia (UER), tais como eficiência energética (EE) e integração de sistemas energéticos e de renováveis nos edifícios, em particular, nos edifícios com necessidade quase nulas (nZEB). O LNEG tem participado em vários projetos relacionados coma temática de nZEB, gestão de energia e avaliação da qualidade do fornecimento de energia elétrica, destacam-se entre outros: NZEB_LAB, Suscity, LISCool, REIVE, Sudoket, PVP4grid.
As instalações situadas no LNEG irão ser utilizadas para o desenvolvimento e teste de micro-redes com armazenamento híbrido (térmico e elétrico). Além das atividades em que o LNEG irá participar com os demais Parceiros, irá ainda coordenar:
GT 3 – SISTEMA DE GESTÃO TÉRMICA (TMS) PARA MICRO-REDES COM GERAÇÃO SOLAR AQUECIDA / FRIA E ARMAZENAMENTO TÉRMICO VINCULADOS AOS SISTEMAS DE CONTROLE PARA EDIFÍCIOS DE CONSUMO ZERO;
GT 5 – INTEGRAÇÃO, VALIDAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO DO SISTEMA IMPROVEMENT: Atividades 5.3: Integração do piloto nacional (LNEG e IST) no LNEG e Atividade 5.5 – Testes experimentais para o piloto LNEG.
Parceiros
O Projeto tem como parceiros:
- ESPANHA: Centro Nacional de Hidrogênio. Parceiro Líder (CNH2)
- ESPANHA: Universidade de Castilla la Mancha.
- FRANÇA: Escola Superior Nacional de Mecânica e Aerotecnia (ENSMA).
- PORTUGAL: Instituto Técnico Superior (IST)
- PORTUGAL: Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).
- ESPANHA: Secretaria Geral de Indústria, Energia e Minas da Junta de Andaluzia.
- ESPANHA: Universidade de Córdoba.
- ESPANHA: Agência de Energia da Andaluzia.
- FRANÇA: Universidade de Perpignan, Via Domitia.
Além dos parceiros do Projeto, colaboram com o IMPROVEMENT as seguintes entidades:
- Green Power Technologies, S.L.
- NEC RENOVABLES S.L.
- Área de gestão de saúde a leste de Málaga, na Junta de Andaluzia (Hospital Regional de La Axarquía).
- Engenharia Solar Irradia.
- Agência Regional de Energia e Meio Ambiente do Algarve.
- Associação de Construção Sustentável de Portugal (Cluster Habitat Sustentável).
- Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).
Resultados previstos
O IMPROVEMENT permitirá alcançar os seguintes resultados:
- Melhorar a autonomia energética de edifícios públicos existentes por meio de sistemas híbridos de armazenamento, mesmo sob condições climáticas extremas.
- Aumentar a eficiência energética de edifícios públicos com a integração de técnicas conducentes a edifícios com necessidades quase nulas de energia a e sistemas de aquecimento e arrefecimento baseados em energia renovável com armazenamento térmico.
- Desenvolvimento de micro-redes resilientes a falhas através do uso de inversores com controle ativo do neutro para garantir a qualidade do fornecimento, na presença de cargas sensíveis (equipamentos de alta tecnologia).
- Demonstração em edifícios públicos reais (e replicáveis).
- Desenvolver estratégias regionais e planos de implementação.
Ainda como resultado do projeto e na sua fase final, em estreita colaboração com as empresas associadas, será levado a cabo um plano de negócios para a comercialização das tecnologias processos desenvolvidos.