Ir para conteúdo
PT EN LOGIN LOGIN
renatural-nzeb

ReNatural NZEB


ReNatural NZEBlinkWebsite: https://www.liferenatural.com/pt
alarmData de Atualização: 17 dezembro, 2021

ReNaturalNZEB Project – Recycled and Natural Materials and Products to develop nearly zero energy buildings with low carbon footprint (LIFE17 ENV/ES/000329)

O sector da construção é um dos maiores consumidores de recursos. Segundo dados do Observatório Europeu do Setor da Construção, a construção de edifícios representa 40% do total de energia consumida na União Europeia e produzem 35% de todas as emissões de gases com efeito de estufa.

Objetivos e Desenvolvimento do Projeto

O projeto LIFE ReNatural NZEB pretende testar e promover novos materiais e soluções construtivas para alcançar Edifícios de Consumo de Energia Quase Nulos com baixa pegada de carbono usando materiais naturais e reciclados.

Os objetivos do projeto são:

  • Desenvolver um modelo de construção de Edifícios de Consumo de Energia Quase Nulos com baixa pegada de carbono e baixo custo, usando critérios de economia verde e circular.
  • Introduzir materiais e tecnologias de construção sustentáveis “próximos do mercado”.
  • Promover tecnologias de construção sustentável com baixas taxas de mercado em Espanha e Portugal.
  • Promover e divulgar os Edifícios de Consumo de Energia Quase Nulos em Portugal e Espanha.
  • Reduzir as necessidades de energia em edifícios usando envolventes construídas com materiais naturais e reciclados.
  • Divulgar as tecnologias propostas e testadas no projeto.
  • Promover a economia verde e circular no setor da construção, utilizando tecnologias com recursos materiais naturais e locais para melhorar a economia regional e as oportunidades sociais nas regiões que participam no projeto.

Resultados a alcançar:

Redução de 60% da energia incorporada e das emissões de CO2 na construção e reabilitação de edifícios em Espanha e Portugal, utilizando materiais naturais e reciclados.

Redução de 80% na procura e consumo de energia durante o período de uso do edifício, comparando com o valor médio dos edifícios de Portugal e Espanha. De modo a atingir o Edifício NZEB, com necessidades de aquecimento ou arrefecimento <15 kWh / m2 ano

Redução de 20% no peso do edifício, comparando com o atual padrão da construção. Com um custo apenas 25% mais caro do que a média atual.

Redução de 50% dos resíduos produzidos durante a construção do edifico, comparando com o atual padrão de construção.

Projeto cofinanciado pelo Programa LFE da União Europeia

Unidades de Investigação