Foi lançada no dia 27 de janeiro, em Madrid, durante a “Jornada de difusión final de Bus.Trainers: Desarrollo de competencias medioambientales en el sector de la construcción”, a nova qualificação setorial europeia “Eco-Formador” para formadores do setor da indústria de construção, um objetivo plenamente alcançado pelo projeto internacional BuS.Trainers.
Numa organização conjunta dos organismos espanhóis da Fundación Laboral de la Construcción e da Confederación Nacional de la Construcción, a nova qualificação setorial europeia “Eco-Formador” foi apresentado na jornada realizada na sede da Confederación Española de Organizaciones Empresariales, perante cerca de 70 participantes, entre profissionais, formadores e empresários e centros de formação, a que se juntou a representação nacional do LNEG e CENFIC.
Esta nova qualificação de “Eco-Formador”, desenvolvida pelos parceiros do projeto BuS.Trainers para especialistas e formadores da indústria da construção, está disponível em cinco línguas – espanhol, italiano, português, grego e inglês – e consta de 8 módulos com o total de 200 horas letivas, que ao serem terminados, traduzem-se em 8 créditos reconhecidos pelo Sistema Europeu de Créditos para o Ensino e Formação Profissionais (ECVET).
Na “Jornada de difusión final de Bus.Trainers: Desarrollo de competencias medioambientales en el sector de la construcción” foi salientado pelos oradores a relevância da nova qualificação “Eco-Formador” para o setor e o incentivo de competências profissionais na construção sustentável em alinhamento com o Pacto Verde Europeu (2019). A sessão finalizou com uma mesa- redonda com a coordenação da FLC e a participação de representantes da parceria BuS.Trainers, expondo as atividades e resultados alcançados pelo projeto.
O projeto Europeu BuS.Trainers – Building up green Skills for Trainers from the Construction Industry (Implementação de Competências “Verdes” para Formadores da Indústria da Construção), tem como finalidade melhorar a formação em construção sustentável, iniciou-se em dezembro de 2016 e conclui-se em janeiro de 2020 e é coordenado pela Fundación Laboral de la Construcción. A parceria é composta por 11 entidades de cinco países da União Europeia (Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Malta).
Mais informações sobre o evento de disseminação podem ser obtidas em:
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas em:
http://ecotrainers.eu/wordpress/pt/
http://www.lneg.pt/iedt/unidades/20/paginas/229
https://www.facebook.com/BusTrainers/
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.