O LNEG participa desde 2017 no projeto H2020 “Smart Exploration (Sustainable mineral resources by utilizing new exploration technologies)”, https://smartexploration.eu/ , que visa o desenvolvimento e a aplicação de equipamentos e métodos geofísicos inovadores e tradicionais à exploração mineira.
O LNEG coordena a tarefa que tem como objetivo solucionar as lacunas de conhecimento e o uso de dados existentes para identificar novos alvos geofísicos nos vários locais de exploração, onde se inserem diversas atividades na mina de Neves-Corvo, em Castro-Verde.
O projeto “Smart Exploration” foi agora agraciado com o prémio “Distinguished Achievement Award” da SEG , uma das mais prestigiadas associações de geofísica e geociências do mundo.
Este prémio é atribuído a uma companhia, instituição ou outra organização por uma contribuição ou contribuições técnicas específicas que, na opinião unânime do Comité de Honras e Prémios, potencia o avanço da geofísica de exploração. Este prémio reconhece não só os avanços técnicos mas também o foco na comunicação com o público para o papel da geofísica aplicada na exploração e desenvolvimento dos recursos naturais de forma segura e amiga do ambiente.