A quinta conferência PROJETOR 2030 – AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE: Vamos vencer o desafio da transição climática?, promovida pela Associação Comercial do Porto, decorreu a 22 de novembro, no Palácio da Bolsa.
Portugal estabeleceu metas ambiciosas para a redução dos gases com efeito de estufa até 2030, e subscreveu o compromisso da União Europeia em atingir a neutralidade carbónica até 2050. Serão estes objetivos alcançáveis? Que alternativas existem ao nível da geração e consumo de energia? Que impacto teremos nas diferentes atividades económicas?
Estas foram algumas das questões colocadas ao painel de convidados multidisciplinar, composto por Aureliano Malheiro, professor da UTAD e investigador no domínio da gestão de recursos hídricos e agrometeorologia; Teresa Ponce de Leão, presidente do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia e especialista em energias renováveis; e Nuno Moreira, CEO da Dourogás, empresa que desenvolve soluções de gás natural renovável; a moderação esteve a cargo do Diretor da Associação Comercial do Porto, Miguel Leichsenring Franco.