2217
PT EN LOGIN LOGIN
Ensaio de Sistemas Solares Térmicos

Ensaio de Sistemas Solares Térmicos


Ensaio de Sistemas Solares Térmicos
Categoria: Ensaios
Última atualização: 11/07/2017

O LES, Laboratório de Energia Solar do LNEG,  é um Laboratório Acreditado pelo IPAC, Instituto Português de Acreditação, para a realização de ensaios a Coletores, Depósitos, Depósitos Combinados e Sistemas Solares Térmicos, de acordo com as Normas Europeias EN ISO 9806, EN 12977-3, EN 12977-4 e EN 12976-2. O Laboratório, ao realizar os ensaios, analisa também a conformidade com os requisitos das Normas EN 12975-1 e EN 12976-1.

Os ensaios podem ser feitos no âmbito, ou fora do âmbito, da Certificação de produtos.

Ensaio de sistemas

1. Ensaios no âmbito da Certificação de produtos

Para a Certificação de Coletores e Sistemas Solares Térmicos é necessário recorrer a uma entidade certificadora. No início do processo de certificação são realizados os ensaios de concessão. Compete à entidade certificadora efetuar a seleção e recolha de amostras em fábrica, que posteriormente serão enviadas para o Laboratório para realização destes ensaios. Para este processo, os contactos são todos estabelecidos com a entidade certificadora que solicita a realização de ensaios ao Laboratório.

No sítio da Solar Keymark, encontram-se indicadas as entidades certificadoras disponíveis no âmbito do esquema de certificação europeu.

Em Portugal essa entidade é a CERTIF:

2. Ensaios fora do âmbito da Certificação de produtos

Caso não se pretenda a certificação do produto, optando apenas pelo ensaio do coletor ou do sistema, o contacto para pedido dos ensaios é estabelecido directamente com o Laboratório.

Para requerer é necessário

Considera-se o pedido de ensaio formalizado a partir da data em que o Laboratório recepciona estes ficheiros preenchidos.

Prazos para a prestação do serviço

  • Os prazos para a realização dos ensaios estão dependentes do volume de trabalho existente no Laboratório;
  • O tempo necessário para a realização dos ensaios tem uma grande dependência das condições climáticas, sendo necessário um mínimo de 2 a 3 meses com boas condições;
  • Aquando do agendamento para a sua realização, será acordada a data de entrega dos equipamentos no Laboratório para início dos ensaios.

Preço

  • O custo está dependente dos objectivos dos ensaios e é sempre objecto de cotação caso a caso;
  • O Laboratório não se responsabiliza por quaisquer custos de transporte ou outros (por exemplo custos aduaneiros) associados à entrega das amostras para ensaio.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com