O projeto EU Horizon Europe CO2NSTRUCT, onde o LNEG é parceiro, teve a sua reunião de arranque em 22-23 junho. Todos os interessados em economia circular, cadeias de valor, mitigação de emissões de gases de efeito de estufa (GEE) e na construção foram convidados a participar na sessão pública que decorreu a 22 de junho.
Os materiais de construção intensivos em carbono desempenham um papel fundamental na transição de uma construção linear para uma mais sustentável, de baixo carbono e circular. No entanto, os atuais modelos matemáticos de mitigação climática não consideram a sua circularidade. O projeto CO2NSTRUCT irá identificar, testar e quantificar os impactos da economia circular para seis principais materiais intensivos em carbono: cimento, aço, tijolo, vidro, madeira e materiais de isolamento. Será produzido conhecimento sobre os impactos da extração de matérias-primas, logística, transformação e indústrias de consumo, abrangendo todo o ciclo de vida desses materiais. Este será integrado no modelo do sistema energético europeu JRC-EU-TIMES que irá gerar roteiros de neutralidade carbónica mais circulares.
Neste evento de lançamento online, a coordenadora do projeto Ana Teresa Lima, a DTU Sustain e os parceiros do projeto fizeram um breve resumo dos objetivos e ambições do projeto, em torno na questão: Até que ponto a economia circular na construção contribui para a mitigação de GEE na Europa?
Veja o programa em https://lnkd.in/eEYdCXux.