Na Unidade de Materiais para a Energia (UME) realizam-se atividades de ID&D, de Assistência Tecnológica e de Apoio ao Estado e à Sociedade, no desenvolvimento de novos materiais e estudo da sua funcionalidade, do seu desempenho e durabilidade, em aplicações de conversão e armazenamento de energia.
As atividades orientam-se de acordo com os seguintes princípios estratégicos:
- Contribuição para a promoção e desenvolvimento das energias renováveis e da transição energética – na conversão, no armazenamento e nos vetores energéticos;
- Materiais inovadores para setores estratégicos da economia;
- Alinhamento com as questões da criticalidade dos materiais: substituição, segunda-vida, reciclabilidade;
- Valorização dos recursos endógenos, alinhados com as estratégias nacionais.
A Unidade de Materiais para a Energia está organizada em diversas áreas de competência e linhas de investigação, nomeadamente:
- Desenvolvimento de materiais para as energias renováveis
- Materiais para as tecnologias da energia solar como a conversão solar térmica e fotovoltaica, mas também para as tecnologias eólicas e oceânicas.
- Materiais para tecnologias de armazenamento de energia térmica.
- Materiais para as Tecnologias do Hidrogénio e Baterias
- Desenvolvimento de novos materiais para as tecnologias do hidrogénio, nomeadamente a produção por eletrólise, o armazenamento, e as células de combustível.
- Estudos prospetivos sobre a aplicação do Hidrogénio como vetor energético.
- Tecnologias de baterias como o estudo e desenvolvimento de materiais, bem como testes de estabilidade, durabilidade e ciclabilidade.
- Extração e Reciclagem de Materiais para as Tecnologias da Energia
- Processos de extração, refinação e recuperação metálica de recursos primários e secundários, com foco nos materiais para as tecnologias da energia e outros considerados críticos e estratégicos no contexto nacional ou europeu.
- Durabilidade, Corrosão e Proteção Anticorrosiva de Materiais
- Comportamento e durabilidade de materiais, bem como avaliação da corrosão e de processos de proteção anticorrosiva, utilizados em tecnologias de conversão e armazenamento de energia renovável – atividade desenvolvida no Laboratório de Materiais e Revestimentos.